G7 apresenta ao Estado estudo sobre malha ferroviária do PR
Setor produtivo se reuniu com Secretários de Estado para sugerir soluções de curto, médio e longo prazos para ferrovias que cortam o Estado e que tem sua concessão finalizada em 2027
Publicado: 24/07/2024, 09:46
O G7 do Paraná – recebeu na manhã dessa terça-feira (23), na sede do Sistema Fetranspar em Curitiba, lideranças das Secretarias de Estado da Infraestrutura, Planejamento e Indústria e Comércio com o intuito de apresentar demandas bem como - ouvir o Estado - em relação à malha ferroviária sul, que passa pelo Paraná e que tem a conclusão de seu contrato de concessão para fevereiro de 2027.
“A ideia é que o processo de modelagem da nova concessão atenda as demandas do setor produtivo, grande usuário deste modal, que seja algo que oferte investimentos, otimize recursos e malhas, trazendo alívio, inclusive, nos valores de frete”, destacou o coordenador do G7 no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli.
Estudo
O Sistema Fiep em consonância com o G7 apresentou um inédito estudo com detalhes sobre as necessidades que o setor produtivo possui e que podem ser atendidas com a nova concessão da Malha Sul em curto, médio e longo prazos.
Para isso, ouviu centenas de empresários de todo o Paraná, embarcadores, representantes dos portos de Santa Catarina e Paraná, entre outros entes envolvidos no tema. O resultado é um trabalho que pode dar suporte ao Governo do Paraná , demostrando que o Paraná tem uma capacidade imensa para otimizar o transporte ferroviário. “Temos uma oportunidade única que é o fim da atual concessão. Para crescermos e atrairmos novos mercados é necessário ter uma infraestrutura ferroviária moderna e isso passa por esse momento de discussão de como se dará o novo processo de concessão da Malha Sul”, disse o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
A Fiep entregou o estudo detalhado com números e sugestões que podem ser encorpados na construção da modelagem da nova concessão ferroviária.
O G7 afirma não ter preferência por uma das soluções à mesa – a prorrogação do contrato ou a realização de uma nova licitação. “Contudo o processo precisa ser feito com muita celeridade, transparência, com a participação de toda a sociedade e que haja ganhos consistentes para o crescimento do nosso Estado e do setor produtivo”, destacou Malucelli.
Sandro Alex, Secretário de Estado de Infraestrutura do Paraná, destacou que o Governo está empenhado nesta pauta e tem o apoio das Secretarias de Industria e Comercio e do Planejamento. “Essas contribuições são essenciais para que tenhamos uma modelagem que seja interessante para o desenvolvimento de nosso Estado”.
O Secretário fez ainda um paralelo com as novas concessões de Pedágio do Paraná, o qual já se tem os lotes 01 e 02 leiloados e em atuação e que teve processo que priorizou os investimentos em curto, médio e longo prazos. “Precisamos receber as demandas dos diferentes setores – e o produtivo é primordial nisso, para que tenhamos um modelo apropriado para a ferrovia e que isso impulsione o crescimento do Paraná nos próximos anos”, destacou Sandro Alex.
“Esses encontros são de extrema importância para se ter um leque de caminhos a serem seguidos. É importante que todos tenham um mesmo entendimento, pois estamos falando de um projeto de três décadas. Precisamos de uma saída inteligente e eficaz para a Malha Sul”, destacou o Secretário de Estado da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros.
Novas tratativas e encontros serão realizados entre o G7, lideranças do Governo do Estado e operadores ferroviários para que se chegue ao modelo ideal da Malha Sul que passa pelo Paraná.
Presenças
Participaram da reunião, coordenador do G7 e presidente do Sistema Fetranspar, Sérgio Malucelli, Fecomércio, Vice-Governador Darci Piana, ACP presidente Gilberto Deggerone, Sistema Ocepar – Representante, Nelson Costa, Sistema Faep - Representante Carlos Albuquerque, Fiep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Vasconcelos, Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – representa Helena Sperandio, Secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, Secretário de Estado e Planejamento Guto Silva, Secretário de Estado da Intraestrutura, Sandro Alex e Fernando Furiatti Saboia, diretor do DER, André Luiz Gonçalvez, diretor-presidente da Ferroeste, Luiz Fernando Garcia da Silva, Diretor Presidente da APPA.
Das Assessorias