Atriz Ilva Niño morre aos 90 anos no Rio de Janeiro | aRede
PUBLICIDADE

Atriz Ilva Niño morre aos 90 anos no Rio de Janeiro

Artista ficou famosa pelo bordão que a Viúva Porcina (Regina Duarte) usava para chamá-la. Ilva teve uma longa carreira no teatro, cinema e televisão

Ilva Niño, em participação na novela 'Cheias de Charme'
Ilva Niño, em participação na novela 'Cheias de Charme' -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A atriz Ilva Niño, a empregada 'Mina' da novela 'Roque Santeiro', morreu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12), aos 90 anos.

Ilva estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde o dia 13 de maio, quando passou por uma cirurgia cardíaca. Ela foi casada com Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño, ambos já falecidos.

A previsão é que o corpo seja cremado nesta quinta-feira, mas o local e a hora ainda não tinham sido definidos até a última atualização desta reportagem.

CARREIRA DE SUCESSO - O sucesso popular veio com "Roque Santeiro", de 1985, quando interpretou Mina, a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina

Na década de 1980, Ilva Niño se consolidou como uma das artistas mais conhecidas da televisão. Além de Roque Santeiro, ela atuou em "Água Viva",1980; "Partido Alto", de 1984; "O Outro", 1987; "Bebê a Bordo", de 1988, e "Sexo dos Anjos", de 1989.

Ilva Niño também participou da primeira minissérie da Globo, "Lampião e Maria Bonita", de 1982, de Aguinaldo Silva e Doc Comparato. Ela viveu Odete, a mãe de Maria Bonita.

A atriz seguiu atuando nos anos 1990 e 2000, com "Pedra sobre Pedra", de 1992; "Tropicaliente", de 1994; e "História de Amor", de 1995. Ela também esteve em "Suave Veneno" e "Terra Nostra", ambos de 1999; "Porto dos Milagres", de 2001; "Senhora do Destino", de 2004; "Alma Gêmea", de 2005"; e "Sete Pecados", de 2007.

Em 2009, Ilva Niño esteve em "Cama de Gato". Dois anos depois, em 2011, ela foi a mãe do cangaceiro vivido por Domingos Montagner, em "Cordel Encantado". A artista destacou que era um trabalho diferente da mãe de Maria Bonita.

“Foi encantado mesmo, é outra relação do cangaço, não era aquela relação do Lampião, era mais fantasia, mais cordel mesmo. Você assiste à novela inteira e os cangaceiros não matam uma pessoa, não dão tiro em ninguém, não usam a arma para nada”, disse a atriz.

A atriz está no ar na reprise da novela "Cheia de Charme", de 2012. Ela também fez a segunda versão de "Saramandaia", de 2013, e a temporada de "Malhação" de 2015.

Sobre ter interpretado muitas empregadas domésticas, Niño destacava a importância da categoria.

As informações são do g1

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE