Docentes ocupam Alep em protesto contra Parceiro da Escola
Bombas de gás foram lançadas contra os manifestantes; projeto que propõe a terceirização das escolas seria votado nesta segunda
Publicado: 03/06/2024, 15:27
Servidores, professores e alunos de escolas públicas estaduais do Paraná ocuparam a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (3). A ocupação ocorre durante as manifestações contrárias ao programa 'Parceiro da Escola', que busca terceirizar a gestão da administração de 200 colégios da rede estadual.
Os manifestantes tiveram acesso à parte interna da Alep após uma porta de vidro ser quebrada. Eles correram em direção às galerias.
A sessão plenária foi interrompida às 15h06 pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD). “Informo aos senhores deputados, que em função da invasão da Assembleia, estou suspendendo a sessão temporariamente”, declarou em Plenário.
Para conter os manifestantes, bombas de gás lacrimogênio foram lançadas.
A presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UBES), Mariana Chagas, disse ao Portal aRede que os manifestantes irão pressionar os parlamentares para que não aprovem a proposta governista. "A gente vai ficar aqui, vamos ocupar, vamos dormir", disse. Mariana destaca que o manifesto se articulará para que a comunidade escolar rejeite o programa. "Caso o projeto for aprovado, vamos nos mobilizar para que não passe na consulta pública, para que as escolas reprovem o projeto", finaliza Mariana.