Brasil testa função que alerta população em caso de desastre | aRede
PUBLICIDADE

Brasil testa função que alerta população em caso de desastre

O cell broadcast funciona por meio de notificações nos celulares das pessoas que estão na região afetada

A conferência, que teve como foco os desafios climáticos, destacou a necessidade de medidas efetivas para lidar com as enchentes
A conferência, que teve como foco os desafios climáticos, destacou a necessidade de medidas efetivas para lidar com as enchentes -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Brasil está prestes a implementar um novo sistema de alertas de emergência por meio de notificações em celulares. A iniciativa tem como objetivo informar a população sobre situações de risco, como tempestades, alagamentos e deslizamentos. O lançamento da plataforma está previsto para ocorrer em caráter experimental ainda neste primeiro semestre de 2024.

Segundo informações divulgadas durante o evento G20 no Brasil, o anúncio foi feito pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun. A conferência, que teve como foco os desafios climáticos, destacou a necessidade de medidas efetivas para lidar com as enchentes que ocorreram recentemente no Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o novo sistema de alerta estará disponível em dez cidades, porém os municípios escolhidos ainda não foram divulgados. A tecnologia utilizada, chamada de "cell broadcast", já foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e deveria ter sido lançada em dezembro passado, de acordo com estimativas do órgão.

O cell broadcast funciona por meio de notificações em pop-up nos celulares das pessoas que estão na região afetada. As mensagens são objetivas e informam sobre as condições climáticas adversas e a localização dos problemas, além de orientar os moradores a evitar ou buscar determinadas áreas. A responsabilidade pela produção dos textos será da defesa civil estadual e municipal da região.

Com informações de TecMundo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE