Tetra Pak lança máquinas com menor pegada de carbono
Nova linha de homogeneizadores incorpora aço inoxidável verde circular, que possui pegada de carbono até 93% menor
Publicado: 12/05/2024, 17:36
A Tetra Pak anuncia a expansão de seu portfólio de homogeneizadores, oferecendo máquinas com aço inoxidável Outokumpu Circle Green®, um material que, comparado à média global da indústria para aço inoxidável, possui pegada de carbono até 93% menor. Este material inovador estará disponível como opção para todos os modelos da linha de homogeneizadores da Tetra Pak na Europa a partir de junho, antes de ser lançado globalmente no final do ano.
Com aproximadamente 7% das emissões mundiais de dióxido de carbono provenientes da indústria siderúrgica global, inovar com novas formas de aço inoxidável desempenha um papel importante na redução das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE). Na indústria de alimentos e bebidas (A&B), tudo, desde bebidas lácteas a molhos de mesa, depende da homogeneização como parte do seu processo de produção.
A escolha de homogeneizadores da Tetra Pak com um exaustor de aço inoxidável Circle Green oferece aos fabricantes de alimentos e bebidas um caminho viável para reduzir suas emissões de Escopo 3, um aspecto vital, mas desafiador, para atingir as metas zero carbono. Dependendo do modelo, o uso do Circle Green em um homogeneizador reduzirá as emissões de CO₂ entre 160 kg e 1370 kg por máquina. A série de variantes Circle Green oferece os mesmos benefícios que outras linhas de homogeneizadores Tetra Pak, como durabilidade, confiabilidade e facilidade de operação.
Esta colaboração estratégica com a Outokumpu, líder global em aço inoxidável sustentável, marca o início de uma parceria que fará com que as duas empresas utilizem outras aplicações da Circle Green em todo o portfólio de equipamentos da Tetra Pak. Esta iniciativa visa apoiar ainda mais os fabricantes de alimentos e bebidas a atingir suas metas de sustentabilidade e garantir a conformidade com as regulamentações ambientais em andamento.
O lançamento do portfólio é o passo mais recente em direção ao compromisso da Tetra Pak de alcançar a meta de carbono zero em toda a cadeia de valor até 2050 e faz parte de uma gama de soluções que têm como objetivo uma visão holística das emissões dos fabricantes de alimentos e bebidas, considerando as emissões envolvidas na fabricação de equipamentos, juntamente com uma abordagem de toda a fábrica para otimização de energia, água e limpeza no local (CIP).
Niklas Wass, vice-presidente executivo da Stainless Europe, Outokumpu, comenta: “O aço inoxidável de baixa emissão está no centro das soluções de sustentabilidade em todo o mundo. Ele desempenha um papel fundamental para acelerar aa transição verde, e a indústria de alimentos e bebidas é um bom exemplo de onde o aço de baixa emissão pode ter um impacto significativo. Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Tetra Pak nesta iniciativa transformadora e esperamos oferecer e desenvolver soluções sustentáveis que facilitem a descarbonização em toda a cadeia de valor".
Fiona Liebehenz, vice-presidente de componentes-chave para Soluções de Fábrica e Gerenciamento de Canais, da Tetra Pak, comenta: "A incorporação da Circle Green em nosso portfólio de produtos é um passo importante para alavancar as inovações mais recentes para melhorar nossas emissões, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir as emissões nas instalações dos clientes. Trabalhar em conjunto para ajudar a Tetra Pak e nossos clientes a alcançar nossas metas individuais de sustentabilidade é fundamental para nossa promessa de proteger o que é bom.”
TETRA PAK - A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e embalagem de alimentos. Atuamos próximo aos nossos clientes e fornecedores, proporcionando acesso a alimentos seguros e nutritivos para centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países todos os dias. Com mais de 24 mil funcionários em todo o mundo, a Tetra Pak se compromete a tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares, e promete proteger o que é bom: alimentos, pessoas e o planeta.
Com informações da Assessoria de imprensa.