Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado | aRede
PUBLICIDADE

Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado

Presidente voltou a conversar com governador Eduardo Leite

Chuvas já causaram 10 mortes
Chuvas já causaram 10 mortes -

Publicado por Matheus Gaston

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (01º) que irá ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (02) por causa das chuvas que atingem o estado. 

"Eu estou pensando em ir amanhã ao Rio Grande do Sul para que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo", disse o presidente em telefonema com o governador Eduardo Leite, divulgado nas redes sociais de Lula. 

As fortes chuvas já causaram dez mortes, e 21 pessoas estão desaparecidas. Conforme a Defesa Civil, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

A prioridade é o resgate de famílias ilhadas. Na conversa, Lula disse que oito helicópteros das Forças Armadas estão prontos para apoiar ações de resgate, porém não conseguem decolar em razão do tempo no estado. 

A primeira conversa entre Lula e Eduardo Leite ocorreu ontem (30), quando o governador gaúcho solicitou apoio do governo federal. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e colocou dois helicópteros à disposição. De acordo com a FAB, uma família foi resgatada de uma casa que estava ficando submersa na região de Candelária e levada até Santa Cruz. Porém, não houve condições das aeronaves decolarem de Santa Maria por causa do tempo. Até o momento, foram resgatadas sete pessoas.

O presidente garantiu ainda o envio de mais homens para ajudar a população. De acordo com o Ministério da Defesa, 335 militares participam das ações de apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas, no resgate de pessoas ilhadas, na distribuição de água, alimentos e donativos, na recuperação de infraestrutura danificada, na montagem de barracas para desabrigados e fornecimento de colchões. Foram disponibilizados também 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas.

O governador Eduardo Leite afirmou que a previsão é de a forte chuva continuar até sexta-feira (03), dar uma trégua no final de semana e voltar nos dias seguintes. "Temos um quadro difícil pelos próximos dias", disse. 

AJUDA PARANAENSE - Atendendo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Estado enviou nesta quarta-feira (01º) uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) para auxiliar o Rio Grande do Sul em meio à calamidade causada pelas chuvas.

GALERIA DE FOTOS

  • Inicialmente, a força-tarefa está mobilizada para até 10 dias de ação no território vizinho
    Inicialmente, a força-tarefa está mobilizada para até 10 dias de ação no território vizinho
  

Seguiram para aquela unidade da Federação 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também será deslocado. Ele sai amanhã, às 8 horas, do Aeroporto do Bacacheri. As seis viaturas de Curitiba, duas da região de Maringá e Londrina e uma de Cascavel seguem, em princípio, para Porto Alegre, onde será definida a área de atuação do grupo paranaense. 

Com informações da Agência Brasil e da Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE