UFPR e UTFPR entram em greve a partir desta segunda-feira
Demandas incluem melhores condições de trabalho e reajuste salarial
Publicado: 14/04/2024, 14:39
Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram entrar em greve a partir desta segunda-feira (15). A paralisação é uma mobilização nacional da categoria, que busca melhores condições de trabalho e reajuste salarial, além da recuperação do orçamento das universidades federais. A decisão de deflagrar a greve foi tomada em uma Assembleia Geral da categoria realizada na última terça-feira (09). Dos votos contabilizados, 322 foram favoráveis à greve, enquanto 175 foram contrários.
A UFPR emitiu uma nota em respeito às decisões tomadas pelos docentes, destacando que reconhece o direito de greve dos servidores das instituições federais de ensino superior brasileiras. Já a UTFPR afirmou, também por meio de nota, que preservará os servidores que optarem por aderir ao movimento, sem constrangê-los.
Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial em três parcelas de 7,06% nos anos de 2024, 2025 e 2026, visando compensar as perdas salariais acumuladas desde o governo Temer. Enquanto isso, a proposta do governo permanece em 0% para 2024 e duas parcelas de 4,5% para 2025 e 2026. Além disso, os professores também demandam melhorias nos benefícios, como o aumento no vale-alimentação e a adequação do auxílio-creche.
Com informações de assessoria.