Fomento Paraná lidera ranking de contratações com Fundo do Sebrae
Instituição financeira é líder entre agências de fomento e está entre as maiores operadoras no País desse tipo de garantia
Publicado: 05/04/2024, 04:30
A Fomento Paraná ocupa o 1° lugar no ranking entre as agências de fomento de todo o País que utilizam o Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Sebrae, como garantia em operações de crédito. A instituição fica em 4° lugar geral entre todas as 23 instituições financeiras, bancos comerciais e cooperativas de crédito conveniadas ao Fampe, segundo o Sebrae Nacional.
A parceria foi restabelecida em julho de 2020 e desde então a instituição já superou o volume de operações até mesmo de agências de fomento com parcerias mais antigas com o fundo, de acordo com o analista do Sebrae Nacional, Pedro Rodrigues, gestor da carteira Fampe. Nesse período a Fomento Paraná firmou cerca de 4.330 contratos tendo o Fampe como garantia na contratação de cerca de R$ 34 milhões em operações de microcrédito (até R$ 20 mil).
“A aliança entre Fomento Paraná e Sebrae se fortalece cada vez mais, proporcionando aos microempreendedores individuais (MEI) e microempresas paranaenses, devidamente formalizados, um acesso facilitado a recursos financeiros para capital de giro, investimentos em obras, reformas e equipamentos”, avalia Rodrigues.
Para o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, que é também segundo vice-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que congrega agências de fomento, bancos de desenvolvimento e cooperativas de crédito, a notícia é muito promissora.
“A garantia do Fampe preencheu uma grande lacuna para a Fomento Paraná ao criar uma alternativa à figura do avalista nas operações e assim facilitar o acesso ao crédito para milhares de pequenos negócios em todo o estado”, explica Neves. “Agora estamos avaliando novas possibilidades de uso do Fampe, entre elas o financiamento em projetos de inovação e operações em valores superiores aos limites do microcrédito”.
Com informações: Agência Estadual de Notícias.