UFPR revoga títulos honoríficos dados a presidentes da Ditadura | aRede
PUBLICIDADE

UFPR revoga títulos honoríficos dados a presidentes da Ditadura

Medida foi oficializada nesta segunda (1º) quando o reitor afirmou: “Ditadura nunca mais”

UFPR revogou título de doutor Honoris Causa do ex-presidente Castelo Branco
UFPR revogou título de doutor Honoris Causa do ex-presidente Castelo Branco -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta segunda-feira (1º) a revogação dos títulos de "doutor honoris causa" concedidos a agentes da ditadura cívico-militar no Brasil. A decisão foi tomada após nove meses de denúncias e foi divulgada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, por meio das redes sociais.

Os títulos conferidos ao presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (31 de julho de 1964), ao presidente Artur Costa e Silva (18 de setembro de 1968) e ao presidente Ernesto Geisel (13 de janeiro de 1976 - entregue em 16 de janeiro de 1981) foram cassados após votação no Conselho Universitário (Coun) da UFPR. A decisão contou com 40 votos favoráveis e apenas 3 contrários.

"A nossa instituição renovou hoje seu compromisso com a democracia, com a memória, com a verdade e com o futuro. Ditadura, nunca mais!", afirmou o reitor Fonseca. Ele também ressaltou que desconhecia a existência dos títulos e só tomou conhecimento após a denúncia. Após analisar toda a documentação, foi marcada a sessão do Coun para deliberar sobre o assunto.

O título de "doutor honoris causa" é a mais alta distinção concedida por uma universidade a pessoas que se destacam por seu prestígio social ou contribuição científica, intelectual, acadêmica, cultural ou artística.

A revogação dos títulos ocorreu no dia em que o país lembra os 60 anos do golpe cívico-militar, que teve início em 31 de março de 1964. Esse evento resultou na deposição do então presidente brasileiro João Goulart, dando início à ditadura militar que durou até 1985.

Com informações de RIC.com.br.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE