Portugal vai às urnas em eleição que ocorre dois anos antes do previsto | aRede
PUBLICIDADE

Portugal vai às urnas em eleição que ocorre dois anos antes do previsto

Partido 'Chega' ganha destaque e pode influenciar negociações pós-eleições

As mesas de voto abriram às 8h do horário local e fecharam às 19h
As mesas de voto abriram às 8h do horário local e fecharam às 19h -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os eleitores portugueses foram às urnas para participar de uma eleição que acontece dois anos antes do previsto neste domingo (10). O pleito ocorre após a renúncia do primeiro-ministro António Costa no ano passado e mais de 10 milhões de pessoas estão aptas a votar.

Os eleitores tiveram a escolha entre mudar para um governo de centro-direita ou manter a centro-esquerda no poder. No entanto, nenhum dos lados parece ter um caminho claro para obter uma maioria total no parlamento.

Um partido que ganhou destaque durante a campanha foi o Chega, de direita, que tem crescido em influência e poderia desempenhar um papel nas negociações pós-eleições. As principais questões discutidas durante a campanha incluem a crise habitacional, baixos salários, falta de saúde e corrupção, que são vistos por muitos como endêmicos nos principais partidos. As mesas de voto abriram às 8h do horário local e fecharam às 19h em Portugal continental, e uma hora mais tarde no arquipélago dos Açores. Os resultados são esperados por volta da meia-noite.

Esta eleição antecipada ocorre quatro meses após a demissão repentina do primeiro-ministro socialista António Costa, em meio a uma investigação de corrupção. Os dois partidos centristas - o Partido Socialista (PS) e o Partido Social-Democrata (PSD) - que se alternaram no poder desde o fim de uma ditadura fascista há cinco décadas estão novamente em confronto.

O partido de direita Aliança Democrática (AD) lidera a maioria das pesquisas de opinião, mas pode enfrentar dificuldades para governar sem os votos de apoio do Chega. Por outro lado, o PS governante, agora liderado por Pedro Nuno Santos, poderia tentar uma repetição de suas antigas alianças com o Bloco de Esquerda e os Comunistas.

As pesquisas sugerem que o apoio ao partido Chega, que tem uma mensagem anti-establishment, tem aumentado desde a última eleição em 2022, mas permanece em terceiro lugar.

Com informações de CNNBrasil

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE