Apucarana vai decretar estado de emergência por causa da dengue | aRede
PUBLICIDADE

Apucarana vai decretar estado de emergência por causa da dengue

Município ultrapassou 8,1 mil casos da doença no último boletim epidemiológico

A Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, está preparando uma declaração de emergência por conta do avanço nos casos de dengue.
A Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, está preparando uma declaração de emergência por conta do avanço nos casos de dengue. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, está preparando uma declaração de emergência por conta do avanço nos casos de dengue. Último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais de 8,1 mil casos da doença no município que já soma quatro mortes.

De acordo com o prefeito, Junior da Femac, todas as medidas adotadas até o momento foram viabilizadas com recursos próprios da prefeitura. Com a declaração, o município terá respaldo da portaria do Governo Federal que prevê ajuda financeira em situação de epidemia de dengue. A prefeitura irá expor no decreto municipal, todo o seu plano de ação executado até o momento, incluindo o atendimento prioritário da dengue na Unidade Básica de Saúde Bolívar Pavão, todos os dias das 8 às 22 horas. A implantação da Central de Atendimento de Combate à Dengue, no Ginásio de Esportes Lagoão; e ainda o mutirão que vem sendo realizado por todas as regiões da cidade, coletando inservíveis e recipientes que possam acumular água.

“Vale ressaltar que este mutirão também é acompanhado – antecedendo a coleta de materiais -, por agentes de endemias acompanhados de soldados do Exército Brasileiro, para vistorias e conscientização da população”, destaca o prefeito. Ele reitera que todos os itens exigidos para a declaração de emergência serão repassados ao Governo Federal. “O processo já está em andamento no âmbito jurídico, com apoio da Autarquia Municipal de Saúde”, conclui.

Diante do aumento de casos, a Central de Atendimento de Combate à Dengue, instalada há quase um mês no hall de entrada do Ginásio de Esportes Lagoão, ampliará os serviços e passará a atender também aos sábados e domingos, das 8 às 21 horas, a partir do próximo fim de semana. “A central estará à disposição da população por mais dois dias na semana, com um reforço das equipes médicas, de enfermeiros, auxiliares e demais servidores”, diz o secretário municipal de Saúde Emídio Bachiega, assinalando que a medida também faz frente ao avanço da dengue.

Com informações: tnonline.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE