Cientistas podem ter descoberto maior cobra do mundo no Brasil
A nova espécie de sucuri assustou os especialistas devido ao seu tamanho
Publicado: 21/02/2024, 16:46
Cientistas acreditam ter descoberto uma nova espécie de sucuri-verde na Amazônia. O relato sobre o achado foi publicado na revista científica Diversity, na última sexta-feira (16/2). Até então, apenas uma espécie de anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima) era conhecida na região.
A descoberta foi feita por um grupo de 14 cientistas de nove países, liderados pelo renomado cientista e apresentador de TV Freek Vonk. Segundo Vonk, a nova espécie pode ser a maior cobra do mundo, com um comprimento de 8 metros e um peso superior a 200 quilos.
Embora as duas espécies sejam muito semelhantes à primeira vista, a diferença genética entre elas é de 5,5%, o que é considerado significativo. Para se ter uma ideia, a diferença genética entre humanos e chimpanzés é de apenas cerca de 2%.
A cabeça da cobra descoberta é do tamanho de uma cabeça humana, o que impressionou Vonk. Ele descreveu o encontro com o animal como um "monstro" e um dos destaques de sua carreira científica.
No entanto, Vonk ressaltou a importância de proteger o habitat natural da cobra e da região Amazônica como um todo. Mais de um quinto da Amazônia já foi destruído, e a sobrevivência dessas cobras gigantes está diretamente ligada à preservação da floresta.
O estudo sobre a nova espécie de sucuri-verde foi liderado por Jesus Rivas, com a colaboração de sua esposa Sarah Corey-Rivas, que analisaram amostras de diferentes regiões da América do Sul em busca de diferenças genéticas. O processo de coleta de amostras durou mais de 15 anos e envolveu a colaboração de pesquisadores de diversos países.
Com informações de Metropoles.