Sentar muito tempo causa morte precoce, aponta estudo | aRede
PUBLICIDADE

Sentar muito tempo causa morte precoce, aponta estudo

Ficar muitas horas sentado pode não ser uma boa escolha, conforme a revista JAMA

O estudo acompanhou 481.688 pessoas ao longo de um período médio de 13 anos
O estudo acompanhou 481.688 pessoas ao longo de um período médio de 13 anos -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um estudo recentemente publicado na revista JAMA Network Open revelou que passar longas horas sentado no trabalho pode aumentar o risco de morte prematura em 16% por qualquer causa, em comparação com aqueles que não passam a maioria do tempo sentados. Além disso, aqueles que permanecem sentados sem praticar atividade física durante o tempo livre têm um risco 34% maior de morrer de doenças cardiovasculares.

No entanto, os pesquisadores também descobriram que esse risco pode ser revertido. Aqueles que conseguiram se movimentar ou se levantar durante o trabalho não apresentaram um risco maior de morte prematura em comparação com aqueles que não trabalham sentados. Além disso, as pessoas que conseguiram praticar atividade física durante o tempo livre reduziram seu risco de morte prematura para o mesmo nível daqueles que não passaram tanto tempo sentados durante o trabalho. Portanto, incluir pelo menos 15 a 30 minutos de exercícios físicos por dia pode ser uma solução para reduzir os riscos à saúde relacionados ao sedentarismo no trabalho.

O estudo acompanhou 481.688 pessoas ao longo de um período médio de 13 anos. No início da pesquisa, nenhum dos participantes tinha diagnóstico de doença cardiovascular. Ao longo do estudo, 26.257 pessoas faleceram. Os resultados foram ajustados considerando fatores como sexo, idade, escolaridade, tabagismo, consumo de álcool e índice de massa corporal, que poderiam influenciar os dados obtidos.

Os autores do estudo enfatizam a importância de conscientizar sobre os riscos do sedentarismo para a saúde e destacam a redução do tempo sentado durante o trabalho e o aumento da atividade física diária como medidas benéficas para diminuir o risco de morte por todas as causas, principalmente as doenças cardiovasculares.

Com informações de CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE