Projeto direciona parte do auxílio-reclusão para a vítima de crime | aRede
PUBLICIDADE

Projeto direciona parte do auxílio-reclusão para a vítima de crime

Medida segue em análise na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal

O objetivo da proposta é garantir uma divisão justa do auxílio-reclusão.
O objetivo da proposta é garantir uma divisão justa do auxílio-reclusão. -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta em análise no Senado visa destinar parte do valor do auxílio-reclusão para a vítima de crimes cometidos pelo segurado. O Projeto de Lei 6.024/2023 planeja alterar a Lei de Benefícios da Previdência Social para direcionar 30% do benefício para quem foi vítima de ato ilícito praticado pelo segurado que está preso.

Atualmente, o auxílio-reclusão é pago aos dependentes do trabalhador de baixa renda enquanto ele estiver cumprindo pena em regime fechado e não receber remuneração da empresa para a qual trabalha. O benefício não é concedido se o segurado já estiver recebendo outros tipos de auxílio, como auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, aposentadoria ou abono de permanência em serviço.

O objetivo da proposta é garantir uma divisão justa do auxílio-reclusão entre a família do preso de baixa renda e as vítimas dos crimes cometidos por ele, ou seus herdeiros, em caso de morte em decorrência do delito. Atualmente, o PL está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e deve ser votado também na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Caso o projeto seja aprovado na CAE, seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

Com informações de Agência Senado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE