Tempestade deixa 2 mortos e municípios 'debaixo d’água' no RJ
Fortes chuvas que atingiram o Rio provocaram inundações e uma série de transtornos; provas marcadas para este domingo foram adiadas
Publicado: 14/01/2024, 11:50
As fortes tempestades que caíram no Rio de Janeiro durante a noite desse sábado (13) e madrugada deste domingo (14) provocaram estragos em casas, carros e inundação no transporte público, com um “rio” formado no Metrô. Relatos espalhados em vídeos publicados na internet mostram diversos municípios em baixo d’água. Há ao menos dois mortos e um desaparecido.
Provas previstas para este domingo foram adiadas, como as da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e o concurso para bolsistas na área de saúde para a Prefeitura do Rio. Além disso, os ensaios de escolas de samba foram suspensos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha publicado, no sábado (13), alerta de “grande perigo” para tempestades que atingiriam a maior parte do estado do Rio de Janeiro e pequenas porções do sul do Espírito Santo e da Zona da Mata, em Minas Gerais.
O Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro passou a madrugada com alertas de chuvas fortes em diversas regiões, sendo que as mais comprometidas pelo volume de água foram Jacarepaguá, Bangu, Madureira, Irajá Alto da Boa Vista, Urca e Jardim Botânico.
Além disso, as precipitações acenderam o alerta para a alta probabilidade de deslizamentos de terra na Baía de Guanabara, que engloba as áreas do Centro, Zona Norte, Ilha do Governador e Subúrbios da Central e Leopoldina.