Câmara dos Deputados proíbe linguagem neutra em órgãos públicos | aRede
PUBLICIDADE

Câmara dos Deputados proíbe linguagem neutra em órgãos públicos

Projeto de Lei cria um padrão nacional de linguagem simples que deve ser utilizado em todos os órgãos públicos

Alguns deputados se posicionaram contra a medida
Alguns deputados se posicionaram contra a medida -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foi aprovado nesta terça-feira (5) na Câmara dos Deputados a proibição da utilização da linguagem neutra em órgãos públicos. Segundo o documento, a lei institui um padrão nacional de linguagem simples nos órgãos, para tentar coibir qualquer tipo de linguagem desjeitosa dentro da administração pública, que “deve ser calara e compreensível.”.

Houve uma emenda de autoria do deputado Junio Amaral (PL-MG), que argumentou que a linguagem neutra é uma “aberração” usada ideologicamente e não se enquadra na finalidade de uma linguagem simples. O texto, no entanto, foi considerado sem relação com o Projeto original para alguns dos parlamentares. Mesmo com as desconfianças, a emenda foi aprovada por 257 votos a favor, 144 deputados votaram contra e 2 se abstiveram.

O projeto inicial é de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF) e estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, sendo aprovado na forma de substitutivo do deputado Pedro Campos (PSB-PE). A proposta inicial prevê que a administração pública deverá usar “linguagem respeitosa, amigável, clara e de fácil compreensão”, sem termos discriminatórios.

O texto entende como linguagem simples o “conjunto de práticas, instrumentos e sinais usados para transmitir informações de maneira simples e objetiva, a fim de facilitar a compreensão de textos”. O projeto prevê que o Poder Executivo vai definir diretrizes complementares e formas de operacionalização para o cumprimento da lei em até 90 dias da sua publicação.

Com informações de CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE