Coluna MSN: Com quantas vidas se faz uma biografia | aRede
PUBLICIDADE

Coluna MSN: Com quantas vidas se faz uma biografia

“A importância de reconhecer os saberes da periferia”

Miguel Sanches Neto é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Miguel Sanches Neto é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Há vidas que não cabem na idade de uma pessoa.

Aos 34 anos, o deputado federal Aliel Machado, já no terceiro mandato e presidente de importantes comissões, foi inicialmente vereador e presidente da Câmara de Ponta Grossa. Para qualquer um, esta trajetória seria improvável. Para ele e para os seus era quase impossível.

De origem muito humilde, passando por privações diversas e por dramas familiares, começou a trabalhar ainda criança, destacando-se no relacionamento com aqueles que mais precisavam de ajuda. Dentre suas funções de sobrevivência, carregou compras na feira, este espaço popular por excelência, coração de qualquer comunidade.

Entre uma atividade precária e outra, engajou-se no movimento estudantil, que foi sua grande escola política, porque a luta pelo direito à educação, que ela seja extensiva a todo e qualquer indivíduo, é a essência do conceito de nação.

Sem grupos econômicos, sem patrocínio dos meios de comunicação, tendo que fazer política enquanto ajudava a sustentar a família e estudava, Aliel Machado colocou toda a sua energia a serviço das mais importantes pautas democráticas – algumas delas são os pilares da universidade: a defesa da ciência e da cultura; o acesso à saúde pública de qualidade; a valorização dos profissionais do ensino e da saúde; a defesa do meio ambiente; os direitos da pessoa idosa; a geração de renda pela qualificação dos trabalhadores etc.

Uma única destas pautas já justificaria o título de Doutor Honoris Causa que o Conselho Universitário da UEPG concedeu a ele por unanimidade. Mas Aliel não recebeu este diploma solitariamente e apenas pelo exercício de um mandato muito atuante. As vidas dolorosas que ele viveu desde muito cedo, a camada social e afetiva da qual nunca se afastou, seus amigos e familiares, muitos deles levados pelas duras condições de existência a que foram submetidos, todos!, todos estão abarcados por este título.

Reconhecer a sabedoria além dos muros da academia é afirmar uma universidade efetivamente plural.

Que continuem sendo acrescentadas mais vidas, as mais improváveis, à biografia do deputado Aliel Machado.

O autor é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No Instagram: @sanchesnetomiguel; no Facebook: https://pt-br.facebook.com/miguelsanchesneto/; no Twitter: @miguelsanchesnt.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE