Filipinas em alerta para 'tsunami devastador' após terremoto
Foi registrado um terremoto de magnitude 7,6 no sul do país, fazendo as autoridades ficarem em alerta
Publicado: 02/12/2023, 17:31
Autoridades Filipinas emitiram um alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, neste sábado (2). O terremoto ocorreu às 22h37 (horário local) e foi seguido por um forte abalo secundário. O Serviço Geológico dos Estados Unidos relatou que o terremoto teve uma profundidade de 32 quilômetros.
Apesar do terremoto, não houve relatos imediatos de danos ou vítimas. No entanto, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia alertou para um "tsunami devastador" que poderia ocorrer como resultado do tremor. O instituto afirmou que ondas de mais de um metro acima da média poderiam atingir a costa e pediu às pessoas nas províncias de Surigao del Sur e Davao Oriental que deixassem imediatamente a área e se deslocassem para regiões mais altas ou para o interior do país.
As autoridades estão tomando medidas para garantir a segurança da população costeira, orientando os moradores a seguirem as instruções de evacuação e buscando abrigos seguros. A situação está sendo monitorada de perto pelas autoridades filipinas e medidas de precaução estão sendo tomadas para minimizar qualquer impacto potencial do tsunami.