Paranaense com vitiligo não se considera branca e viraliza nas redes
Barbarhat tinha 4 anos de idade quando foi diagnosticada com vitiligo. Ela tem a condição universal, caso em que a pele perde 100% de pigmentação e a melanina
Publicado: 27/11/2023, 09:25
A apucaranense Barbarhat Sueyassu, que é modelo e influenciadora digital, viralizou nas redes sociais gravar um vídeo em que explica por que se identifica como uma pessoa negra, apesar de ser considerada branca.
Barbarhat tinha 4 anos de idade quando foi diagnosticada com vitiligo. Ela tem a condição universal, caso em que a pele perde 100% de pigmentação e a melanina, exatamente a mesma condição do cantor Michael Jackson.
“A pessoa que tem vitiligo universal, como é o meu caso, a gente não deixa de ser da cor que a gente já é. A gente não passa a ser de uma outra cor. O vitiligo despigmenta a pele, mas não muda a identidade racial”, afirma a influenciadora no vídeo.
O vídeo da apucaranense também levantou debate entre os internautas acerca das polêmicas que envolviam o Rei do Pop.
“Infernizaram o Michael Jackson a vida inteira, tadinho”, disse uma internauta.
Barbarhat também explica no vídeo a questão de as pessoas não saberem definir a cor de uma pessoa com vitiligo.
“Socialmente, é óbvio que eu vou ser lida como branca, até porque ninguém tem bola de cristal e não vai saber toda a minha história de vida. Mas a autodeclaração de pessoas com vitiligo não sofre alteração.”
Informações: GMC Online