Javier Milei é eleito presidente da Argentina; veja a votação
Aos 52 anos, ele será o 52º presidente do país vizinho e enfrentará uma das piores crises econômicas da Argentina em décadas
Publicado: 19/11/2023, 22:10
Javier Milei foi eleito presidente da Argentina neste domingo (19), no segundo turnos das eleições presidenciais. Com 94,09% das urnas apuradas, o libertário já tinha 55,80% dos votos, enquanto Sergio Massa 44,19%. O candidato derrotado inclusive já ligou para o novo presidente do país vizinho ao do Brasil.
Ele foi eleito com um programa ‘radical’, centrado em dolarizar a economia da Argentina, com a abolição do peso do Banco Central, também com o corte de gastos do Estado – historicamente inflado. Milei chegou ao jogo político ao liderar as primárias.
Neste segundo turno, Javier precisou moderar seu discurso para conseguir mais votos do eleitorado do centro. O que foi considerado crucial para a moderação da campanha libertária foi a aliança com o ex-presidente Mauricio Macri e sua ex-candidata, Patricia Bullrich.
Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente da Argentina e assumirá o Poder Executivo em 4 de dezembro. Ele precisará enfrentar uma das piores crises econômicas do país, com a maior inflação em 30 anos – dois quintos da população vivem na pobreza.
REPERCUSSÃO – Após o anúncio da vitória de Milei, o ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), se manifestou sobre o resultado. “Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul”, disse a liderança política.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também falou sobre a vitória de Milei, sem citar seu nome. “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”.