Inmet estende alerta vermelho devido ao calor no Paraná
Segundo o instituto, onda de calor é intensificada pelo El Niño
Publicado: 13/11/2023, 14:47
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu, nesta segunda feira (13/11), o alerta vermelho para 14 estados, dentre eles o Paraná, e o Distrito Federal, devido ao aumento da intensidade da onda de calor. A orientação contempla agora até sexta-feira (17/11). Anteriormente o alerta era para 6 estados e o DF, e iria até quarta-feira (15/11).
Segundo o Inmet, alertas dessa natureza só são emitidos quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
As altas temperaturas que o Brasil vive nessa época do ano são comuns, devida a aproximação do verão, mas está sendo intensificada pelo fenômeno El Niño – quando as águas dos oceanos aquecem. Além disso, as recentes crises climáticas causadas pelo efeito estufa também são responsáveis pelas ondas de calor intenso.
O Inmet também recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia, além do uso de hidratantes para pele e umidificadores de ar para o ambiente.
Estados em alerta vermelho pelo calor:
Paraná
Amazonas
Rondônia
Pará
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Tocantins
Goiás
São Paulo
Minas Gerais
Bahia
Piauí
Espírito Santo
Rio de Janeiro
Distrito Federal
Com informações do Portal Metrópoles, parceiro do Portal aRee