Pássaros mudarão de nome para evitar associações racistas | aRede
PUBLICIDADE

Pássaros mudarão de nome para evitar associações racistas

Na primeira etapa, entre 70 e 80 espécies devem receber novas designações

Mudanças acontecerão nos pássaros dos Estados Unidos e do Canadá
Mudanças acontecerão nos pássaros dos Estados Unidos e do Canadá -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dezenas de pássaros com nomes de pessoas terão suas nomenclaturas modificadas a partir de 2024 nos Estados Unidos e no Canadá. A iniciativa foi anunciada pela Sociedade Americana de Ornitologia (AOS) em 1º de novembro, como forma de evitar associações ao racismo e à misoginia.

Conforme a entidade responsável por catalogar as aves naquela região do continente, a medida tem como alvos os pássaros cujos nomes em inglês são epônimos, ou seja, vieram de personalidades históricas. O problema é que algumas das pessoas homenageadas possuem um passado polêmico.

“As convenções de nomenclatura excludentes desenvolvidas em 1800, obscurecidas pelo racismo e pela misoginia, não funcionam para nós hoje, e chegou a hora de transformarmos esse processo e redirecionar o foco para os pássaros, onde ele pertence”, justificou a CEO da AOS, Judith Scarl, em comunicado.

Um relatório anterior divulgado por meio da campanha “Bird Names for Birds” identificou pelo menos 150 pássaros da América do Norte com epônimos, muitos deles associados a figuras problemáticas. Nesta primeira etapa do projeto de alteração da nomenclatura das aves, entre 70 e 80 espécies devem receber novas designações.

Com informações: Mega Curioso.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE