Ciclone extratropical traz ventania e novas tempestades no PR
Inmet emitiu dois alertas de tempestades durante o feriado prolongado
Publicado: 03/11/2023, 08:26
Parece que a chuva não deve dar trégua no Paraná. É o que diz nova previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A razão disso está em um ciclone extratropical e uma frente fria que atingem o estado. No feriado desta quinta-feira (2) há a previsão de chuvas e ventos fortes.
Na sexta-feira (3), o sistema de baixa pressão continua se intensificando e dá origem a uma frente fria. Chuvas com trovoadas seguem previstas no Paraná, com risco elevado para a ocorrência de tempestades. Além disso, rajadas de ventos que podem ultrapassar os 60 km/h são esperadas em várias regiões.
A instabilidade deve ficar mais forte entre a madrugada e manhã desta sexta. De acordo com o Simepar, o tempo volta a ficar estável em todos os setores à noite.
Pensando nisso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestades: o primeiro deles, válido até a noite desta quinta (2), é voltado para as regiões noroeste, oeste e sudoeste. O segundo é das 22h desta quinta até a noite de sexta-feira (3). Este, por sua vez, se estende para todo o estado.
Em Curitiba, por exemplo, o tempo fica nublado nesta quinta e há a possibilidade de chuviscos ao longo dia. A mínima é de 14˚C e máxima de 20˚C. Na sexta, o tempo fica parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas. A mínima é de 15˚C e máxima de 25˚C.
Estabilidade no final de semana
A tendência, de acordo com o Simepar, é que o final de semana seja sem chuvas e com céu claro. Em Curitiba, a mínima é de 11˚C e a máxima é de 21˚C neste sábado (4). A temperatura deve permanecer na mesma faixa no domingo (5). O céu fica claro e podem haver chuviscos ao longo dia. A temperatura mínima é de 11˚C e a máxima é de 21˚C.
Na maior parte do interior do Paraná, o sol predomina no sábado e no domingo. O destaque fica por conta das baixas temperaturas que devem permanecer no amanhecer.
Como se proteger das chuvas?
A previsão de novos temporais acende um alerta já que ao longo do mês de outubro milhares de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Paraná. De acordo com a Defesa Civil, esse número chega a quase 60 mil.
O pedido da Defesa Civil é que caso de emergências causadas pela chuva, o cidadão pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil, 153 da Guarda Municipal ou 156 da Prefeitura de Curitiba.
A Prefeitura conta com o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev). Esse sistema tem dez estações meteorológicas distribuídas pela cidade e uma estação hidrológica que monitora o nível dos rios. As informações coletadas por essas tecnologias permitem uma capacidade de monitoramento e prevenção de desastres na capital.
A população precisa ficar atenta às informações oficiais da Defesa Civil. Para isso, consulte os comunicados oficiais da Defesa Civil e da Prefeitura nas redes sociais e no site oficial do município.
Informações: Banda B