Estudantes afetados pela chuva vão poder reagendar o Enem
Medida vale para cidades prejudicadas no Paraná, que vive situação de emergência
Publicado: 02/11/2023, 18:28
Você sabia que os estudantes do Paraná que foram prejudicados pelas chuvas podem pedir a reaplicação do Enem? O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que vai abrir um prazo para que os inscritos que não conseguirão fazer as provas da primeira fase do exame, no próximo domingo (05), devidos às chuvas que assolam o Estado, possam solicitar uma nova chance.
Essa medida foi tomada depois que o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, enviou um ofício ao Inep pedindo o reagendamento da prova para os municípios mais afetados pelas enchentes. O Paraná está em situação de emergência em algumas regiões por causa das fortes chuvas que causaram estragos e desalojaram milhares de pessoas.
Segundo o Inep, a reaplicação das provas é possível em casos de problemas logísticos causados por desastres naturais na aplicação regular. Para isso, os estudantes devem acessar a página do participante, entre 13 e 17 de novembro, e preencher um formulário específico com os dados e as justificativas para a solicitação. O Inep vai analisar cada pedido individualmente e verificar os fatos junto à instituição aplicadora, o Cebraspe.
Os estudantes que tiverem o pedido aceito poderão fazer as provas em 12 e 13 de dezembro, em locais que serão informados posteriormente. O Inep afirmou que vem monitorando a situação do Paraná e de outras localidades onde há incidentes ambientais. O objetivo é, na medida do possível, garantir a aplicação do Enem nos dias 5 e 12 de novembro, já que os materiais, os locais e o pessoal de apoio estão disponíveis e mobilizados.
Com informações da Agência Estadual de Notícias