Jovem é internada com falta de ar e acaba com braço amputado
Em maio deste ano, a estudante de medicina Bárbara Maia, de 27 anos, sentiu falta de ar que não se resolvia com a bombinha de asma, condição que ela tinha há anos
Publicado: 26/10/2023, 14:59
A jovem precisou ser levada ao hospital, e o que começou com um sintoma simples se transformou em uma longa e grave internação.
Bárbara ficou três meses internada (sendo 36 dias intubada na UTI), e precisou passar por uma amputação no braço. Tudo por causa de uma doença rara que ela tinha e não sabia.
A doença rara de Bárbara
Os médicos descobriram que Bárbara tem síndrome antifosfolípide (SAF), uma doença autoimune conhecida como síndrome do “sangue grosso”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a condição gera tromboses recorrentes e causa sintomas semelhantes aos do lúpus (dores, inchaços e fadiga).
No caso da estudante, os coágulos comprometeram seu pulmão (causando a falta de ar), braço direito e sua cabeça. Durante a internação, Bárbara teve dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs), passou por uma traqueostomia e teve um braço amputado.
Com informações: GMC online.