Israel fala em “cerco completo” a Gaza, com 100 mil soldados | aRede
PUBLICIDADE

Israel fala em “cerco completo” a Gaza, com 100 mil soldados

Conflito com grupo terrorista Hamas já deixou 1,2 mil mortos: 700 pessoas em Israel; 493 na Faixa de Gaza; e 7 na Cisjordânia

O balanço do conflito indica, até o momento, ao menos 1,2 mil mortos
O balanço do conflito indica, até o momento, ao menos 1,2 mil mortos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Israel reuniu mais de 100 mil soldados perto da Faixa de Gaza, localidade de onde partem os ataques terroristas do grupo Hamas com os quais o país lida desde o último sábado (7). A guerra entre Israel e o Hamas se estende pelo seu terceiro dia, com um saldo de mais de mil mortos. De acordo com Yoav Gallant, ministro da Defesa israelense, há um “cerco completo” a Gaza.

“Não há eletricidade, não há comida, não há água, não há combustível”, disse o ministro.

A Faixa de Gaza é um território palestino, que faz fronteira com o Egito e com Israel.

A informação de que há uma reunião de militares da reserva próximo à Faixa de Gaza foi confirmada pelo porta-voz Jonathan Conricus. “O nosso trabalho é garantir que, no final desta guerra, o Hamas não terá mais qualquer capacidade militar para ameaçar os civis israelitas”, afirmou Conricus à Al Jazeera.

São, ao todo, 100 mil soldados israelenses reposicionados na fronteira com a Faixa de Gaza, com tropas espalhadas por sete ou oito pontos, de acordo com o porta-voz. Além disso, são quatro divisões instaladas no sul do país, e o governo alegou ter atacado 500 alvos do grupo Hamas e da Jihad Islâmica.

Os dados oficiais superam os 700 mortos no país, 413 deles sendo civis. A expectativa é que o número suba.

O balanço do conflito indica, até o momento, ao menos 1,2 mil mortos: 700 pessoas em Israel; 493 na Faixa de Gaza; e 7 na Cisjordânia. Os feridos já passam de 4,5 mil. O Hamas teria mais de 100 reféns.

O balanço do conflito indica, até o momento, ao menos 1,2 mil mortos
O balanço do conflito indica, até o momento, ao menos 1,2 mil mortos |  Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
  

Brasileiros

De acordo com o Itamaraty, cerca de mil brasileiros e seus dependentes já preencheram o formulário on-line disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv para solicitar a repatriação. São, em sua maioria, turistas que estão hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém, como os evangélicos que visitavam o país. O primeiro avião da FAB, inclusive, decolou na noite do último domingo (8).

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, oficializou o apoio dos EUA à Israel no último domingo, por meio de um pronunciamento. “Nunca há justificativa para ataques terroristas e o apoio da minha administração à segurança de Israel é sólido e inabalável”, afirmou o presidente norte-americano.

Hamas

O Movimento de Resistência Islâmica é um grupo de ultradireita que foi financiado pelo Irã, cujo objetivo oficial seria “garantir a libertação dos palestinos e lutar pelo fim de Israel”. O líder do Irã, Ali Khamenei, chegou a chamar o país de “câncer”. O Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza em 2007, quando jurou destruir os inimigos.

O grupo fez um ataque surpresa no último sábado (7), em que efetuou 5 mil foguetes, segundo o Hamas. De acordo com o governo, foram 2 mil disparos.

O estatuto do Hamas inclui Israel como território palestino, e define a Palestina como terra islâmica, não judia. Foi criado com o início dos conflitos na Faixa de Gaza, e o Hamas é considerado um grupo antissemita, pois também ataca os judeus enquanto povo.

Conflito

A Faixa de Gaza é um dos territórios mais conflituosos do mundo, tendo sido palco de uma disputa que se estende desde 1967, quando Israel invadiu a Cisjordânia e a Faixa, na terra que antes era conhecida como Palestina, local também muito associado ao “lar original” dos judeus, na Bíblia.

É um território de 41 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. Faz fronteira com o Egito, com Israel e o Mar Mediterrâneo, e abriga cerca de 2,3 milhões de pessoas. Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% da população da Faixa de Gaza depende da ajuda internacional.

Com informações do Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE