Paraná lidera contratação de mulheres no Sul | aRede
PUBLICIDADE

Paraná lidera contratação de mulheres no Sul

De acordo com um levantamento da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, foram 32.507 novos postos de trabalho ocupados por mulheres de janeiro a julho

Esse número representa 37,84% das 85.901 vagas ocupadas por mulheres na região Sul
Esse número representa 37,84% das 85.901 vagas ocupadas por mulheres na região Sul -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

De janeiro a julho de 2023, o Paraná teve um saldo positivo de 32.507 novos postos de trabalho ocupados por mulheres, conforme dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira (30). Esse número representa quase metade (41%) dos 77.674 empregos gerados no ano em todo o Estado.

De acordo com um levantamento da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, esse número também representa 37,84% das 85.901 vagas ocupadas por mulheres na região Sul do País em 2023. Santa Catarina acumula 27.902 até o momento, enquanto o Rio Grande do Sul registra 25.492. Os números do Paraná também são maiores do que a soma dos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí, Amazonas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia, Paraíba, Sergipe e Acre.

Ainda no acumulado do ano, o Paraná ocupou o quarto lugar no ranking nacional de empregabilidade feminina, com uma diferença de 304 novos empregos para o terceiro colocado, o Rio de Janeiro (32.811). São Paulo liderou com 138.002 novos encaixes, seguido de Minas Gerais, com um saldo de 54.134 para este recorte.

No mês de julho, o Paraná registrou um saldo positivo de 1.506 vagas de empregos femininos, mantendo o primeiro lugar entre os estados do Sul. Santa Catarina, segundo colocado, terminou o mês com 55 novos encaixes de mulheres, enquanto o Rio Grande do Sul teve saldo negativo, com a perda de 960 empregos.

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a permanência do Paraná na liderança do ranking de empregos ocupados por mulheres entre os estados do Sul reflete uma série de ações adotadas pelo Governo do Estado para ampliar a inserção delas no mercado de trabalho. "Todas as nossas 216 Agências do Trabalhador estão orientadas a promover ações de empregabilidade focadas em vários recortes, em especial para as mulheres. Isso certamente tem contribuído para o volume de mulheres empregadas formalmente", afirmou.

"É possível observar, com base nos dados do Caged, que o Paraná é o estado que mais oferece oportunidades para mulheres no Sul. Nos últimos sete meses, permanecemos no topo do ranking regional. E como iniciamos 2023 com vasta oferta de cursos gratuitos para qualificação profissional, a expectativa é que o saldo de novos empregos ocupados por mulheres seja maior nos próximos meses", destacou Moraes.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE