Twitter ganha novo logo e dá adeus ao pássaro azul | aRede
PUBLICIDADE

Twitter ganha novo logo e dá adeus ao pássaro azul

Inspirado no WeChat, da China, Elon Musk quer um “super app” capaz de gerenciar a vida digital das pessoas e de tirar o Twitter do buraco

Twitter ganha novo logo e dá adeus ao pássaro azul
Twitter ganha novo logo e dá adeus ao pássaro azul -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Depois de passar o fim de semana dando pistas sobre a nova identidade visual do Twitter, o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, cumpriu a promessa e aposentou o icônico pássaro azul, símbolo da rede social avaliada hoje em cerca de US$ 20 bilhões. Nasceu, assim, o “X”.

Apesar de muitos usuários terem sido pegos de surpresa ao acessar o Twitter e se deparar com a letra “X” estilizada, nas cores preta e branca, a ideia de repaginar a rede era uma obsessão de Musk desde que o empresário comprou a plataforma, em outubro do ano passado, por US$ 44 bilhões (mais do que o dobro do atual valor de mercado).

No dia 4 de outubro de 2022, pouco antes de bater o martelo e concretizar a bilionária aquisição, Musk publicou a seguinte mensagem em seu perfil na rede social: “Comprar o Twitter é um acelerador para criar o X, o aplicativo de tudo”. Quase 10 meses depois, a ideia do bilionário começou a se tornar realidade.

Inspiração veio da China

O “aplicativo de tudo” idealizado pelo dono do Twitter tem como modelo o chinês WeChat, serviço multiplataforma de mensagens instantâneas lançado em 2011 pelo gigante de tecnologia Tencent, empresa detentora do maior portal de serviços de internet do país asiático.

Inicialmente, o WeChat foi concebido como mero aplicativo de mensagens, para fazer frente a WhatsApp e Facebook Messenger. O sucesso foi tão avassalador entre os chineses que a plataforma cresceu rapidamente e de forma exponencial, até se tornar uma ferramenta por meio da qual é possível fazer praticamente qualquer coisa no mundo digital: conversar com amigos, comprar produtos, enviar dinheiro para outras pessoas, pedir comida ou usar o transporte público. Tudo em um único app.

Até 2022, segundo dados do DataReportal, o WeChat contava com mais de 1,2 bilhão de contas ativas em todo o mundo, sendo superado apenas por Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram. O Twitter tem 300 milhões de usuários. A ideia de Musk, ao criar o “X”, é transformar o Twitter em um “super app” que funcione como um sistema operacional capaz de gerenciar a vida digital das pessoas.

“Super aplicativos são aplicativos que oferecem uma infinidade de serviços, como pagamentos, recursos de investimento, seguros, pontuação de crédito e serviços de empréstimos. O que muda com o ‘X’ é que ele seria o primeiro já com uma base global de usuários”, explica Helbert Costa, sócio e diretor de tecnologia de marketing na Monte Bravo Investimentos.

“A mudança para o ‘X’ pode ser vista como uma medida estratégica de negócios destinada a mostrar para o mercado a velocidade com que o Twitter se transformará no ‘aplicativo de tudo’ para permanecer relevante no cenário digital”, afirma Costa.

“Do ponto de vista comercial, esse processo busca promover inovação, melhorar a competitividade e impulsionar o crescimento. Porém, o sucesso desse ‘rebranding’ dependerá, em última análise, de como a empresa vai gerenciar a mudança e capitalizar as oportunidades que ela oferece.”

Leia em Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE