Ciclone extratropical passa pelo PR nesta quinta-feira
Região Sul está sob o chamado "alerta laranja", que representa "perigo" para tempestades; durante o ciclone, os ventos podem chegar a 100km/h
Publicado: 12/07/2023, 09:50
A aproximação de um ciclone extratropical fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevasse o nível de alerta em parte do país. Nesta quarta-feira (12), a região Sul está sob o chamado "alerta laranja", que representa "perigo" para tempestades.
O ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e de São Paulo, passando pelo Paraná, com ventos de direção Noroeste a Sudoeste e com intensidade de até 100 km/h, entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 14 de julho.
Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, diz que na região metropolitana de Porto Alegre deve estar em alerta e a recomendação é para que os moradores das regiões por onde o ciclone deve circular se cadastrem no serviço de recebimento de alerta da Defesa Civil.
O que é um ciclone extratropical?
Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Apesar de o nome assustar, eles são mais comuns do que imaginamos.
Os extratropicais, são os ciclones associados às frentes frias (regiões que demarcam o avanço de massas de ar).
Com informações G1