Coluna MSN: Discurso de mestre
“Lula fez um discurso voltado aos estudantes”
Publicado: 12/07/2023, 09:00
No último dia 4 de julho, estive na posse da reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), professora Diana Araujo Pereira, e do vice-reitor, Rodne Lima. Já conhecia Rodne de um encontro muito agradável em uma de minhas idas a Foz do Iguaçu, a cidade mais cosmopolita do Sul do Brasil. Diana é poeta e professora de literatura, mas não tenho maior contato com ela.
A posse foi em uma tenda armada próximo ao esqueleto do prédio projetado por Oscar Niemeyer para a universidade criada por Lula, e fazia parte da retomada da nomeação das chapas vencedoras depois de um período em que o resultado eleitoral nas universidades federais não era respeitado.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi que o dispositivo de honra estava composto por vários alunos e por representantes de movimentos sociais. Esta é uma mensagem muito clara de que em uma universidade pública os alunos e a comunidade devem ocupar um lugar central.
O Ministro da Educação Camilo Santana deu posse à nova reitoria, outras pessoas falaram, entre elas o professor universitário e diretor geral da Itaipu Enio Verri, preparando o terreno para o Presidente da República. Que não quis ler um texto pronto e improvisou uma fala emocionada.
A primeira parte foi digna do grande estadista mundial que ele é.
Lembrou ter sido o presidente que mais criou universidades justamente por ele próprio não ter um diploma. Só quem sente a falta de algo pode incentivar que outros o conquistem.
- Se um sertanejo nascido em Garanhuns, que migrou para São Paulo ainda criança, com mais irmãos, e que foi a primeira pessoa da família a ganhar além do salário mínimo, se este metalúrgico chegou ao cargo de Presidente da República, aonde não podem chegar vocês, alunos universitários?
Ele se dirigiu aos estudantes que estavam em peso na posse, fazendo aquilo que se espera de um mestre: incentivar as turmas para que o superem.
O autor é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No Instagram: @sanchesnetomiguel; no Facebook: https://pt-br.facebook.com/miguelsanchesneto/; no Twitter: @miguelsanchesnt.