Entenda por que o Titanic não implodiu quando afundou no mar
O submersível Titan, da empresa OceanGate, implodiu ao tentar descer até o famoso naufrágio
Publicado: 26/06/2023, 18:35
Na semana passada, uma tragédia envolvendo um submarino turístico e alguns bilionários que tentavam visitar os destroços do Titanic tomou conta das manchetes e das redes sociais. Na ocasião, o submersível Titan, da empresa OceanGate, implodiu ao tentar descer até o famoso naufrágio.
Agora, uma dúvida parece pairar na cabeça de algumas pessoas: se o submersível não suportou a pressão submarina e implodiu, por que o Titanic permanece "intacto" no fundo do oceano?
Ainda que para muitos a coisa toda pareça tola, bastante gente parece intrigada com o quão conservada está a carcaça do Titanic. Afinal, se tanto o Titan quanto o Titanic estão no fundo do oceano, por que somente o submersível implodiu?
Enquanto dentro do Titan a pressão era mantida em padrão próximo ao da superfície, permitindo que os passageiros descessem ao fundo do mar, do lado de fora a água exercia uma pressão absurdamente alta contra a parede do submersível.
Ainda não se sabe exatamente o que ocasionou a implosão, mas o fato é que o pequeno submarino não suportou a pressão do fundo do mar e sua estrutura acabou cedendo.
Já o Titanic, embora boa parte de sua carcaça aparente estar bastante intacta, a verdade é que partes do navio implodiram enquanto ele afundava. Conforme a água foi entrando em sua estrutura, em algumas áreas formaram-se bolsas de ar. Ao afundar, estes locais passaram a manter uma pressão interna bem diferente da externa, até não suportarem mais e implodirem.
Por outro lado, as áreas internas completamente preenchidas com água do mar durante o naufrágio, bem como a estrutura externa, não sofreram com a ação da pressão externa. É por este motivo que o navio afundado parece mais "preservado" do que o submarino turístico Titan.
Com informações do portal MegaCurioso