Lula anuncia Belém como sede da COP 30 em 2025 | aRede
PUBLICIDADE

Lula anuncia Belém como sede da COP 30 em 2025

A capital paraense foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para abrigar o mais importante evento climático anual do planeta

O Brasil seria a sede da COP 25, em 2019, mas acabou retirando sua candidatura a pedido de Jair Bolsonaro
O Brasil seria a sede da COP 25, em 2019, mas acabou retirando sua candidatura a pedido de Jair Bolsonaro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A cidade de Belém vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025. A capital paraense foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para abrigar o mais importante evento climático anual do planeta. O anúncio foi feito em conjunto nesta sexta-feira (26), em vídeo, pelo presidente Lula, pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

A candidatura de Belém havia sido encampada por Lula antes mesmo de sua posse como sinal de compromisso do novo governo com a Amazônia. A decisão da ONU é anunciada no momento em que o Congresso prepara medidas de enfraquecimento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas e o governo se divide sobre a possibilidade de exploração de petróleo nas proximidades da foz do rio Amazonas.

“Já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só fala da Amazônia. Por que não fazer a COP num estado da Amazônia para conhecerem a Amazônia, para vocês verem os rios, as florestas, a fauna da Amazônia?”, justificou Lula. “Vai ter gente do mundo inteiro, muitos governantes que vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”, continuou.

Segundo Lula, a COP30 vai “mostrar a cara do Brasil para o mundo”. “Como o povo do Pará é alegre, festeiro e muito competente, o povo do Pará vai encantar o mundo que aparecer em 2025 para prestigiar a COP”, afirmou.

O governador Helder Barbalho disse que a escolha de Belém aumenta a responsabilidade do Brasil em relação à agenda ambiental. “O estado do Pará e Belém estarão ávidos a receber a todos e trabalhando para que possamos, por um lado, realizar um belo evento, mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta e, por outro lado, a construção do desenvolvimento sustentável em favor da nossa região”, afirmou Helder, antes de agradecer a Lula pelo apoio do governo federal. “Estamos juntos para fazer a melhor COP que já aconteceu no mundo”, devolveu Lula.

O Brasil seria a sede da COP 25, em 2019, mas acabou retirando sua candidatura a pedido de Jair Bolsonaro. Como presidente eleito, Lula participou da conferência do ano passado, no Egito. Este ano o evento será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes. Ainda não está definido se o encontro em 2024 será realizado na Bulgária ou na Austrália.

Com informações do site Congresso em Foco 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE