“Você é pilantra, safado”, diz comerciante para Celso Russomanno
Caso ocorreu em matéria do programa Cidade Alerta, da Record TV; comerciante foi detido e levado à delegacia
Publicado: 13/05/2023, 14:00
O ‘Cidade Alerta’ exibiu matéria de denúncia conduzida por Celso Russomanno a respeito de suposta venda ilegal de cerol. Acompanhado de fiscais do Procon, o deputado federal foi até uma loja em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, verificar uma denúncia.
De repente, o proprietário do estabelecimento surgiu irritado com a presença do parlamentar que fez fama com a defesa dos direitos do consumidor.
“Você é pilantra, safado”, disse, apontando o dedo a Russomanno. Ele também soltou palavrões. “Você vai para a delegacia, é grosso”, respondeu o deputado.
A outra proprietária tentou tapar a boca do denunciado para evitar que se comprometesse. “Safado! A gente é trabalhador, rapaz. Já te conheço há mil anos”, insistiu o homem.
“Você faz isso para ganhar dinheiro, acha que não conheço?”, disse a mulher ao contratado da Record. Russomanno acionou a Polícia Civil, que enviou uma viatura ao local. O denunciado acabou conduzido até o DP, onde o delegado registrou a ocorrência.
Esse tipo de reportagem na TV suscita uma discussão a respeito da exposição dos personagens envolvidos e a ética na comunicação.
Russomanno cumpre o seu papel como jornalista e defensor da causa, porém, quase sempre as matérias ganham um tom sensacionalista na edição, a começar por trilha sonora de suspense. O que era para ser apenas jornalismo com prestação de serviço ganha aspecto de conteúdo forçado para gerar audiência.
As pessoas mostradas têm a imagem associada a um delito antes do processo legal para a confirmação da culpa. Um dano difícil de ser revertido em caso de inocência.
Por isso, atrações policiais como o ‘Cidade Alerta’ geram repulsa em parte dos telespectadores. Mas ainda há parcela numerosa do público interessada nessas pautas controversas.
O programa geralmente é a maior audiência do dia na emissora do bispo Edir Macedo. De 1 a 6 de maio, registrou média de 7.2 pontos no Ibope, o equivalente a 1,5 milhão de telespectadores somente na Grande São Paulo.