Segundo Vacinômetro, Paraná aplicou 92 mil vacinas bivalentes | aRede
PUBLICIDADE

Segundo Vacinômetro, Paraná aplicou 92 mil vacinas bivalentes

Em todo o País, 3.247.344 pessoas tomaram a dose

Em números absolutos, São Paulo lidera as aplicações, com 1.478.864
Em números absolutos, São Paulo lidera as aplicações, com 1.478.864 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A baixa procura pela vacina bivalente contra a Covid-19 tem preocupado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Após exatos 15 dias desde o início da vacinação, dentre mais de um milhão de doses enviadas aos municípios, apenas 92.669 foram aplicadas, nem 10%. Os dados foram extraídos do Vacinômetro Nacional nesta terça-feira (14) e podem ter um delay de informações por conta da integração de dados de algumas prefeituras com a plataforma nacional.

Em todo o País, 3.247.344 pessoas tomaram a dose. Em números absolutos, São Paulo lidera as aplicações, com 1.478.864, seguido por Rio de Janeiro (414.280), Rio Grande do Sul (215.805), Minas Gerais (183.253) e Bahia (147.481). Depois do Paraná, em sexto, aparecem Ceará (91.950), Goiás (85.379) e Santa Catarina (72.278).

A bivalente protege contra a cepa original do vírus Sars-CoV-2 e das variantes da Ômicron – predominante no mundo. Conforme a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), essa vacina é indicada como dose de reforço, após a completude do esquema vacinal primário (primeira e segunda dose), inicialmente para grupos prioritários.

O público contemplado inclui idosos acima de 60 anos, e pessoas acima de 12 anos que vivam em instituições de longa permanência (ILP), trabalhem nestas instituições; imunocomprometidos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Ao todo, os grupos somam mais de 2,4 milhões de paranaenses.

“Só estamos virando a página da pandemia da Covid-19 graças às vacinas, por isso contamos com o apoio dos municípios na realização de busca ativa e ações estratégicas de vacinação, e também apelamos para que a população continue buscando essas doses, atualizando a carteirinha e garantindo a proteção contra o vírus”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Segundo o Vacinômetro Nacional, mais de quase 509 milhões de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação no Brasil. Destas, 29 milhões foram no Paraná, colocando o Estado como o quinto que mais vacinou em números absolutos, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, com populações maiores, e à frente do Rio Grande do Sul, com população similar.

“O Paraná sempre foi referência em vacinação e com a Covid-19 não seria diferente. A grande adesão dos paranaenses na primeira etapa proporcionou uma queda significativa no número de internamentos e consequentemente mortes pela doença, e por isso, reforçamos mais uma vez a necessidade da continuidade neste processo de imunização”, complementou o secretário. "Agora precisamos de um novo pacto coletivo, com incentivo das prefeituras e da sociedade civil organizada, para que as pessoas voltem para as unidades de saúde em busca da bivalente".

NO PARANÁ 

As mulheres lideram os indicadores paranaenses da bivalente, com 49.073 doses, contra 43.595 dos homens. No recorte de faixa etária, os que mais tomaram têm entre 70 e 74 anos e 80 anos ou mais. Segundo o Vacinômetro, 2.376 doses foram aplicadas em trabalhadores da saúde e 1.710 em indígenas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE