Vestibular da UTFPR volta a ser realizado após 13 anos | aRede
PUBLICIDADE

Vestibular da UTFPR volta a ser realizado após 13 anos

A partir do segundo semestre, haverá duas seleções de novos alunos da graduação: vestibular e Sisu

A partir do segundo semestre, haverá duas seleções de novos alunos da graduação: vestibular e Sisu
A partir do segundo semestre, haverá duas seleções de novos alunos da graduação: vestibular e Sisu -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) volta a realizar vestibular para seleção de novos alunos para os cursos de graduação. O lançamento do vestibular ocorreu durante coletiva de imprensa realizada em Curitiba, com a participação do Reitor Marcos Schiefler 

Filho, o Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Stéphane Lafay. Participaram também do evento os diretores dos campi, entre eles o Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa, Abel Dionizio Azeredo. 

O edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2023 foi publicado hoje, dia 14, com oferta de 3.006 vagas em 107 cursos de 13 campi. O último vestibular da UTFPR havia sido realizado no segundo semestre de 2009 e, do primeiro semestre de 2010 até o primeiro de 2023, a Universidade selecionou novos estudantes exclusivamente pelo Sisu.

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 deverão ser realizadas pelo Portal da UTFPR, de 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. Durante a inscrição, será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção e também entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna. Neste período, o candidato deverá optar por uma das três modalidades: ampla concorrência, cotista ou treineiro. 

Pelo menos metade das 3.006 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

De acordo com o edital do Vestibular de Inverno 2023, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas serão aplicadas no mesmo dia, em 4 de junho, iniciando às 14h e com um total de cinco horas de duração.

Haverá locais de provas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio no Portal da UTFPR.

Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis, como prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, uso de computador com leitores de tela, intérprete de libras, leitura labial, acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.

Segundo o cronograma previsto no edital, o gabarito provisório das questões objetivas será publicado no dia 7 de junho, com período para recurso de 8 a 9 de junho. As respostas dos recursos serão disponibilizadas em 14 de junho e, no mesmo dia, será publicado o gabarito definitivo. Já em relação à redação, a UTFPR irá disponibilizar vistas da prova e as respectivas médias de 4 a 6 de julho. Os recursos poderão ser apresentados nos dias 5 e 6. As notas definitivas ficarão disponíveis a partir de 14 de julho, no mesmo dia da publicação das decisões sobre os recursos.

A data provável para divulgação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023 é 17 de julho. O candidato será selecionado em apenas uma das opções de curso selecionadas, na primeira opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação, ou na segunda, caso não tenha sido selecionado em sua primeira opção. As aulas do segundo semestre estão previstas para começarem no dia 9 de agosto.

Junto ao edital publicado hoje, foram disponibilizados quatro anexos: I - quadro geral de cursos e vagas por campus, II - pesos a serem aplicados nas notas obtidas nas provas, III – documentação a ser apresentada para requerer a matrícula e IV – documentação a ser apresentada para requerer a isenção da taxa de inscrição.

De acordo com a UTFPR, a justificativa para voltar a realizar o vestibular é oferecer mais uma possibilidade de ingresso na Universidade, fortalecer as relações com as comunidades locais onde estão situados os campi e contribuir para a curricularização da extensão, que exigirá o desenvolvimento de projetos de impacto na comunidade ao longo da graduação.

Saiba mais sobre o Vestibular de Inverno 2023 da UTFPR no edital de seleção e no Guia do Candidato, que será disponibilizado no portal da Universidade a partir de 27 de março. No guia, haverá informações complementares sobre as inscrições, as vagas, as provas e o requerimento de matrícula.

Campus Ponta Grossa 

No dia 20 de março, será realizada no Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG) a apresentação do Vestibular de Inverno 2023 para a comunidade local, iniciando o contato com os responsáveis pelas instituições de ensino públicas e particulares e com a imprensa da região. O objetivo do evento é responder as dúvidas sobre a retomada do vestibular e a realização da prova, bem como apresentar os diferenciais do campus. 

 A UTFPR-PG conta com mais de 3 mil alunos e 190 professores na graduação, com oferta de vagas em 9 cursos em engenharias, tecnologias, bacharelado e licenciatura. Todos os cursos do campus conquistaram conceito 4 e 5 junto ao Ministério da Educação (MEC). 

Além de toda estrutura oferecida com laboratórios, biblioteca e restaurante universitário, os alunos da UTFPR-PG podem participar de diversas atividades que contribuem para sua formação e qualificação profissional, como o Programa de Dupla Diplomação. Todos os anos quatro alunos dos Cursos de Engenharia e de Informática podem concorrer a uma vaga para cursar um ano da faculdade em uma Universidade em Portugal. Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica também oferecem a oportunidade de realizar parte da formação na cidade de Lion na França, com dois anos de estudo no exterior. 

A UTFPR-PG conta com diversas formas de aprimoramento para seus estudantes com a participação na Iniciação Científica, Programa de Monitoria e vários outros programas estudantis, inclusive com o pagamento de bolsas aos estudantes. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE