Estudantes da rede municipal recebem aulas de prevenção | aRede
PUBLICIDADE

Estudantes da rede municipal recebem aulas de prevenção

Prefeitura de Ponta Grossa realiza parcerias para levar lições de primeiros socorros e prevenção contra acidentes para alunos da rede pública municipal

Simulação mobilizou alunos e servidores da Escola Municipal Aldo Bonde, no residencial Lagoa Dourada, na última semana.
Simulação mobilizou alunos e servidores da Escola Municipal Aldo Bonde, no residencial Lagoa Dourada, na última semana. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza ações para prevenir acidentes e conscientizar os alunos das escolas municipais para a segurança e saúde, nas escolas e na vida pessoal. Em uma delas, realizada em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma simulação mobilizou alunos e servidores da Escola Municipal Aldo Bonde, no residencial Lagoa Dourada, na última semana.

A ação de prevenção, que envolveu a Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, SAMU – por meio do Programa Samu/Escola – e Corpo de Bombeiros, está integrada ao conjunto de atividades do Projeto Saúde na Escola, programa interministerial entre Saúde e Educação, de caráter preventivo, que ocorre em todos os níveis da saúde escolar. A ação também atendeu à Lei Lucas (2018), que prevê o treinamento escolar para salvar vidas em casos de emergência, com a orientação sobre os primeiros socorros.

Durante a atividade simulada, os alunos da escola acompanharam palestras sobre os problemas gerados pelos trotes e sobre como prevenir choques elétricos – e o que fazer quando esse tipo de acidente ocorrer. Os estudantes acompanharam a simulação de uma ocorrência na qual uma criança que empinava um papagaio – ou pipa – tem o brinquedo enroscado na fiação de energia elétrica e recebe uma descarga. A mãe da criança, na tentativa de socorrer o filho, também recebe o choque e os dois precisam ser atendidos pelas equipes médicas de emergência. Participaram da simulação duas equipes do SAMU, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e socorristas (ambulâncias básica e avançada), além de duas equipes dos Bombeiros do SIATE, com um caminhão ABTR (bomba tanque resgate) e uma viatura de resgate, além de viaturas do Departamento de Trânsito, Guarda Municipal, alunos, pais e funcionários da Escola Municipal Aldo Bonde.

"O choque elétrico é uma das ocorrências que mais atendemos. Na maioria das vezes, são graves. Essa orientação para as crianças é importante, porque a curiosidade delas, muitas vezes, leva a atitudes que podem provocar acidentes", comentou o Diretor de Enfermagem do Consórcio Intermunicipal SAMU, Rinaldo Levandoski. "Os trotes geralmente são realizados por crianças e adolescentes, por isso, é importante a conscientização da importância de não fazê-los", completa.

“Desta forma, com a parceria das equipes de saúde que atendem a nossa população, se estabelece uma sintonia entre a comunidade e os profissionais que desempenham a função de cuidar, salvar e proteger a nossa população, melhorando também a aprendizagem de nossos alunos”, acredita a secretária de Educação

  "Desta forma, com a parceria das equipes de saúde que atendem a nossa população, se estabelece uma sintonia entre a comunidade e os profissionais que desempenham a função de cuidar, salvar e proteger a nossa população, melhorando também a aprendizagem de nossos alunos"

Simone Pereira Neves Secretária de Educação
 

, professora Simone Pereira Neves.

Para a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, a educação em saúde é fundamental. "As pessoas têm dificuldades para entender o que é urgência e emergência, o que é eletivo. É uma dificuldade nossa da área da saúde", afirma. "A criança escuta com atenção e replica em casa, o que nos ajuda na conscientização da comunidade”, comenta a presidente.

Rozângela Ribeiro, responsável pelo projeto SAMU/Escola do município de Ponta Grossa, explica que a intenção é trazer um conhecimento voltado à prevenção de situações do dia a dia, como intoxicação por medicamentos, queimaduras, e o tema desta simulação, que é o choque elétrico. "É uma ocorrência bastante comum, que pode causar sérias consequências, inclusive pode levar até a morte.

Simulação mobilizou alunos e servidores da Escola Municipal Aldo Bonde, no residencial Lagoa Dourada, na última semana
Simulação mobilizou alunos e servidores da Escola Municipal Aldo Bonde, no residencial Lagoa Dourada, na última semana |  Foto: Divulgação
  

Saúde na Escola

O projeto Saúde na Escola, programa federal realizado pela Prefeitura em Ponta Grossa por meio da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, oferece atenção à saúde dos alunos em todos os sentidos, desde o aprendizado em questões de saúde, passando pelo acompanhamento do desenvolvimento corporal, até a formação dos profissionais da Educação para atendimentos de primeiros socorros nos CMEIs e Escolas Municipais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE