Vaticano investiga orgia em catedral do Reino Unido durante lockdown
Padre responsável pela catedral teria convidado fiéis para uma festa privada em seus aposentos durante a pandemia
Publicado: 23/01/2023, 15:34
O Vaticano apura a suspeita de que uma catedral no Reino Unido tenha sido palco de uma orgia durante o lockdown. Segundo o jornal britânico Sunday Times, que revelou o caso neste domingo (22), um dos padres da diocese, Michael McCoy, teria convidado fiéis para uma festa privada em seus aposentos durante a pandemia.
McCoy era responsável pela catedral de Newcastle, no noroeste do país, desde 2019. Ele se suicidou em abril de 2021, aos 57 anos, quatro dias depois de tomar conhecimento de que era alvo de um inquérito policial por abuso sexual de menores.
A investigação realizada pela Igreja Católica agora se dá no contexto mais amplo de uma apuração sobre as circunstâncias da renúncia do bispo, Robert Byrne, da diocese a que a catedral responde, de Hexham e Newcastle, em dezembro passado. Byrne, afastou-se do posto que dirigia desde 2019 sob a justificativa de que este tinha se tornado um “fardo pesado demais”.
O responsável pela investigação do caso é o arcebispo de Liverpool, Malcolm McMahon, que também dirige a diocese até que seja nomeado um sucessor para o cargo de Byrne. Em uma carta obtida pelo Sunday Times, o arcebispo afirma que os conselheiros do papa pediram que ele preparasse um relatório aprofundado sobre os eventos que antecederam a renúncia do bispo.