PR volta atrás e mantém aula de Artes na grade curricular | aRede
PUBLICIDADE

PR volta atrás e mantém aula de Artes na grade curricular

Educadores, estudantes e pais reivindicaram a alteração da grade curricular do ensino fundamental

PR volta atrás e mantém aula de Artes na grade curricular
PR volta atrás e mantém aula de Artes na grade curricular -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após protestos de educadores(as), estudantes e pais na última terça-feira (10) pedindo a manutenção das aulas de Arte para os 8º e 9º anos do ensino estadual do Paraná, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed-PR) emitiu nota informando que as aulas de artes serão mantidas nas quase 1,8 mil escolas da rede estadual nos anos finais do ensino fundamental.

Essa decisão para manter a disciplina em todas as turmas do 8º e 9º anos foi embasada em três princípios: diálogo com os representantes dos professores, análise de evidências educacionais e estudos orçamentários. Assim, a secretaria encontrou uma forma de manter o componente curricular. Isso representa um investimento de cerca de R$ 42 milhões por ano para beneficiar aproximadamente 160 mil alunos – sem contar os outros quase 100 mil desses anos que já teriam as aulas por estarem em escolas de Educação em Tempo Integral e Cívico-Militares. Hoje, o Paraná tem 3,7 mil professores aptos a lecionar o componente curricular.

A Seed-PR reforça que a matriz curricular incluirá também as aulas de pensamento computacional para o 8º e 9º anos ainda em 2023. Essas aulas de pensamento computacional são previstas pela legislação nacional, alinham o currículo paranaense às mais modernas práticas pedagógicas e preparam os nossos estudantes para as profissões do futuro.

Com a manutenção de artes e a inclusão de pensamento computacional, a Seed-PR também aumenta o número de aulas semanais em 1,3 mil escolas do Paraná, que passarão de 25 para 27 aulas por semana. Isso é um ganho educacional para os estudantes.

“Mais tempo na escola significa mais aprendizado, que é exatamente o foco da nossa gestão”, afirma o professor Roni Miranda, secretário de educação do Paraná

 “Além disso, o diálogo entre artes e pensamento computacional formará uma geração de estudantes capazes não apenas de consumir conteúdo digital, mas também de produzi-los. Queremos formar estudantes protagonistas em todas as áreas profissionais e do conhecimento”, conclui o secretário

Leia mais em Banda B

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE