Morte em deslizamento de terra na BR-376 é confirmada
Grande volume de terra que caiu fez com que alguns veículos fossem jogados para fora da pista com o deslizamento
Publicado: 29/11/2022, 07:43
A primeira morte foi registrada no deslizamento de terra que interditou a BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. A informação foi repassada pelo socorrista Marcelo Pereira, do Resgate Voluntário Parceiros da Vida, que atuou nas buscas na noite desta segunda-feira (28).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as atividades de resgate foram interrompidas na madrugada, em razão da continuidade da chuva e instabilidade do terreno. A Defesa Civil deve analisar o local na manhã desta terça-feira (29) para reiniciar as atividades.
Até às 6 horas da manhã, a PRF informou que não havia números precisos de veículos envolvidos e vítimas.
Deslizamento
O deslizamento aconteceu no início da noite desta segunda-feira, por volta das 19h15, e afetou os dois sentidos da BR-376, na altura do km 669. A concessionária Arteris Litoral Sul, fez a interdição na praça de pedágio em Garuva.
Equipes da empresa, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal atuaram no local. Imagens do local mostram que veículos foram atingidos. Alguns teriam sido jogados para fora da pista com o deslizamento e vítimas estariam presas às ferragens.
Por voltada das 20h50, equipes da concessionária e da PRF providenciavam pontos de retorno para retirar os veículos que estão na fila. A recomendação é de que os motoristas não sigam para o local.
Volume de água
O acumulado de água em Guaratuba, no Litoral do Estado, ultrapassou os 100 milímetros em 48 horas, segundo informações divulgadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na noite desta segunda-feira (28). Na região, uma queda de barreira interdita a BR-376 e há informações de veículos soterrados.
De acordo com o Simepar, Guaratuba registrou 50,2 milímetros de água no domingo (27) e 59,6 milímetros nesta segunda-feira (28). No sábado (26), a cidade já havia registrado outros 27,2 milímetros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue com alerta vermelho na região até a noite de terça-feira (29), “Grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, explica.