Lula vence em 9 das 10 cidades mais pobres do PR; Bolsonaro nas ricas | aRede
PUBLICIDADE

Lula vence em 9 das 10 cidades mais pobres do PR; Bolsonaro nas ricas

No Estado, o candidato do PT recebeu 37,6% dos votos, enquanto do PL teve 62,4%

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela terceira vez o presidente do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela terceira vez o presidente do Brasil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apesar da expressiva derrota para Jair Messias Bolsonaro (PL) no Paraná, 62,4% a 37,6%, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em nove das 10 cidades mais pobres do Estado. Nas dez cidades mais ricas, porém, o candidato do PL venceu em todas.

De acordo com o sistema de contabilização eleitoral, a vitória mais expressiva do petista aconteceu em Laranjal, no Centro-Sul. Lá, Lula conquistou 66,21% dos votos, contra 33,79% do candidato à reeleição. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade é 0,585, o que é considerado baixo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dentre as cidades mais pobres, duas ficam na Região Metropolitana de Curitiba: Doutor Ulysses e Cerro Azul. Lula venceu ainda em Inácio Martins, Coronel Domingos Soares, Diamante do Sul, Santa Maria do Oeste e Ortigueira. A única cidade, dentre as com IDH mais baixo, que Bolsonaro venceu Lula foi Guaraqueçaba, no Litoral.

Cidades mais ricas

O levantamento realizado pela Banda B mostra ainda que Bolsonaro venceu nas dez cidades mais ricas do Paraná. A vitória mais expressiva aconteceu em Quatro Pontes, no Oeste do Estado. Lá, o candidato à reeleição recebeu 85,22% dos votos, contra 14,78% de Lula.

As maiores cidades do Estado, Curitiba, Londrina e Maringá, também aparecem na lista. Nas três, Bolsonaro fez votação acima de 64%. Ponta Grossa, Cascavel, Pato Branco, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Toledo completam a lista de cidades mais ricas.

Com informações: Banda B.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE