Governo conclui 1ª parte de engorda na orla de Matinhos | aRede
PUBLICIDADE

Governo conclui 1ª parte de engorda na orla de Matinhos

A faixa de areia foi alargada em até 100 metros, do Canal da Avenida Paraná ao Balneário Flórida. Ao todo, foram depositados 3 milhões de metros cúbicos de areia, retirados do fundo do mar pela draga Galileo Galilei

Parte do alargamento de orla na região já está liberado aos banhistas
Parte do alargamento de orla na região já está liberado aos banhistas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Estado finalizou nesta quarta-feira (19) a obra do engordamento da faixa de areia em Matinhos, no Litoral do Paraná. A praia foi alargada em até 100 metros em uma extensão de 6,3 quilômetros (do Canal da Avenida Paraná até o Balneário Flórida). A engorda da praia é uma das etapas do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, com investimento total de R$ 314,9 milhões.

A conclusão do serviço estava prevista para o próximo mês, de acordo com o cronograma elaborado pelo Instituto Água e Terra (IAT). Ao todo, foram depositados 3 milhões de metros cúbicos de areia, retirados do fundo do mar pela draga Galileo Galilei. O volume é equivalente a 220 mil caminhões.

“Esse é um projeto em parceria com a população do Paraná, que desejava essa obra. O encerramento do engordamento da areia é uma etapa vencida”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza.

O secretário destacou o intenso esforço para concluir essa fase do projeto de recuperação da orla de maneira ágil, para moradores e veranistas usufruírem de uma praia mais larga na temporada de verão.

O prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, ressaltou a aprovação da população e dos veranistas. “Após anos de espera essa obra foi entregue”, disse. “O governador Carlos Massa Ratinho Junior cumpriu sua promessa e o povo de Matinhos é 100% grato. Já vemos investimentos, mais turistas e construções em andamento", acrescentou.

ENGORDA

Para o serviço de engorda foi utilizada um tecnologia complexa de dragagem, com uma embarcação com autotransportadora de sucção e arrasto. Este tipo de equipamento possui cisterna e propulsão própria, o que permite sua navegação até a chamada jazida de empréstimo, onde ela draga a areia, deposita em sua cisterna e, em seguida, manda o material pela tubulação, que está submersa e permanece em posição dinâmica para recalcar a areia até a praia, onde os tratores fazem o espalhamento na parte seca.

Acomodando 32 pessoas, a draga tem capacidade de 18 mil metros cúbicos em sua cisterna, e pesa em torno de 31,2 mil toneladas. Seu comprimento é de 166 metros, com potência de bomba de 3,4 mil KW ao arrastar e 14 mil KW ao descarregar. Na parte submersa, o próprio movimento das ondas se encarrega de fazer o espalhamento da areia. 

Nos balneários, foram recuperados 4,5 quilômetros de faixa de areia. Já na praia de Caiobá, entre o Canal da Avenida Paraná e o Pico de Matinhos, a praia ficou mais larga em 1,8 quilômetro e, neste trecho, já foi liberada para uso público. A areia nos balneários será liberada para a população após sua estabilização.

OUTRAS FRENTES

O Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos também inclui obras de macro e microdrenagem para minimizar os impactos causados pelos efeitos de ressacas, maré alta e enchentes, que há décadas atingem bairros da cidade. Na orla da praia serão construídos dois guias-correntes (Canal da Avenida Paraná e Canal do Rio Matinhos), dois headlands (Balneários Riviera e Flórida) e um espigão (Praia Brava, na altura do Pico de Matinhos). Também haverá paisagismo e o replantio da vegetação nativa.

Pela dimensão das obras, o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT,  José Luiz Scroccaro, ressalta que o projeto completo ficará pronto em 2024. "Temos a micro e a macrodrenagem já iniciadas no Canal da Avenida Paraná, com 300 metros concluídos, e dessa altura até o Pico de Matinhos estão em andamento as obras urbanísticas, com ciclovia, pista de caminha e corrida, e acessibilidade. Queremos deixar esse trecho pronto para essa temporada também", afirmou.

As informações são da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE