Ufólogos concluem investigação sobre 'desenho' em plantação | aRede
PUBLICIDADE

Ufólogos concluem investigação sobre 'desenho' em plantação

Pesquisadores compararam diversos fatores da ocorrência com fatos semelhantes ao longo da história no país

Desenho apareceu no início de outubro em uma plantação de trigo no município de Ipuaçu
Desenho apareceu no início de outubro em uma plantação de trigo no município de Ipuaçu -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ufólogos da Revista UFO divulgaram nesta terça-feira (18) a conclusão da investigação sobre o desenho geométrico que apareceu no início de outubro em uma plantação de trigo no município de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina.

O documento produzido pelo pesquisador de fenômenos paranormais e ufólogo há mais de 40 anos, Alcides Cores, que esteve na cidade para apurar a autenticidade e as características do agroglifo, afirma que foram identificados valores magnéticos na figura e nas imediações, mas com poucas alterações significativas. Assim, segundo o relatório, não é possível apontar a real causa da figura.

De acordo com o relatório, foram realizadas várias medições dentro e fora da figura para parâmetro de comparação, utilizando dois medidores destinos de campo eletromagnético: um de três eixos, que torna mais fácil e precisa a varredura, e um medidor de eixo único, porém sensível a uma banda mais ampla e mais alta de frequência. “As leituras de intensidade revelaram um campo eletromagnético relativamente fraco, com uma pequena oscilação.”

O pesquisador identificou que o campo magnético manteve os mesmos valores tanto no interior do desenho quanto na região próxima a ele. Por três vezes, em diferentes momentos, foi constatado súbitos pulsos magnéticos que duraram frações de segundos e ocorreram fora do agroglifo.

“Não foi observada na investigação nenhuma alteração ou interferência no funcionamento de celulares, nem desvios de agulha da bússola no período que foram efetuadas as medidas”, diz.

Quem produziu?

O ufólogo Alcides Cores afirma que diante da complexidade dos agroglifos, onde não é possível identificar quem os produzem, os fatores e variáveis envolvidas, fica difícil dar um parecer definitivo sobre os desenhos.

“O que pode ser dito é que, ao contrário do que foi registrado no agroglifo de Prudentópolis, Paraná, de setembro de 2016, o campo detectado neste novo agroglifo de Ipuaçu apresentou outra configuração, sendo de fraca intensidade e sem oscilações rápidas e extremas”, afirma. Neste caso, cinco dias após sua formação, surpreendentemente, havia um campo forte e extremamente dinâmico, com alta densidade de energia e oscilações rápidas e grandes de intensidade.

A presença do fraco campo eletromagnético dentro do agroglifo de Ipuaçu e nas imediações pode, segundo o pesquisador, estar relacionada à proximidade com a cidade e a uma torre de celular, que está a cerca de 700 metros da figura.

Para o pesquisador, embora as medições do campo eletromagnético  não tenham evidenciado a presença de sinistros no local da figura, não se pode descartar a possibilidade de que o agroglifo seja autêntico. “O fenômeno dos agroglifos talvez seja mais complexo do que imaginamos. Outros parâmetros têm de ser analisados para que se possa ter um veredito”, diz. O relatório completo pode ser encontrado no site ufo.com.br.

Agroglifo

O desenho que contempla várias formas geométricas dentro de um círculo gigante, como dois círculos de diferentes tamanhos, um pentágono e um triangulo. O dono da propriedade,  Sérgio Girotto, 62 anos, garante que a produção de trigo não foi gravemente afetada e estima um prejuízo de aproximadamente 10 sacas de grãos. No local, o agricultor produz mais de 700 sacas, com 60 quilos cada.

Há sete anos, uma figura semelhante apareceu na propriedade de Girotto, a cerca de 200 metros de onde surgiu em 2022.  Até hoje a autoria do desenho ainda é um mistério. A plantação de trigo fica próximo do perímetro urbano da cidade, ao lado de um loteamento.

Desta vez, milhares de pessoas de cidades vizinhas e outros estados visitaram a propriedade para conferir de perto as marcas. O agricultor estima que mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo local. Ele não pretende registrar um boletim de ocorrência sobre o caso.

“Ele tem imagens complexas em formato de figuras geométricas. O que chama atenção é estar todo amassado para apenas um lado, isso caracteriza como um agroglifo verdadeiro”, contou Luiz Prestes Junior, ufólogo do Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina.

Turismo

Se os desenhistas seguem no anonimato, Ipuaçu quer usufruir da fama. A prefeitura já ostenta no site o título de “capital nacional dos agroglifos”, mas ainda está longe de receber o mesmo volume de turistas que Roswell (EUA), onde supostamente um disco voador teria sido achado, ou Stonehenge (Reino Unido), monumento pré-histórico de pedra.

A prefeitura de Ipuaçu afirma que, a cada novo agroglifo (a lista no site do município aponta que esse seria pelo menos o quinto na região desde 2008, mas há outros relatos), aparecem cerca de 2 mil pessoas.

O comércio, porém, não tem visto todo esse movimento. “As pessoas vêm mais por curiosidade, ficam meia hora e vão embora. Não chegam a consumir na cidade”, reclama Eliamar Seraglio, de 40 anos, dona do único hotel da cidade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Histórico

No Brasil, há relatos de agroglifos em plantações de trigo do Sul do país desde 2008, especialmente no interior de Santa Catarina. No município de Ipuaçu, relatos sempre ocorrem entre o final do mês de outubro e o início do mês de novembro.

Em Prudentópolis, Paraná, houve apenas um relato em outubro de 2016. Ipuaçu ficou conhecido como capital nacional dos agroglifos. Toda essa história vem desde 2008, quando círculos foram encontrados em plantações de trigo.

As informações são de Roberto Lorenzon

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE