Startup brasileira adota semana de trabalho de 4 dias | aRede
PUBLICIDADE

Startup brasileira adota semana de trabalho de 4 dias

Mudança no regime de trabalho visa uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores, além de acompanhar também uma tendência que só cresce no exterior

Empresa iniciou, em julho, a jornada de trabalho de 32 horas por semana
Empresa iniciou, em julho, a jornada de trabalho de 32 horas por semana -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apesar de ser uma novidade distante da realidade da maioria das organizações brasileiras, a four-day week, ou semana de trabalho de 4 dias, já foi implantada em várias empresas estrangeiras. A Eva Benefícios, RH Tech de benefícios flexíveis, iniciou no mês de julho a jornada de trabalho de 32 horas por semana. Segundo Marcelo Lopes, CEO na Eva Benefícios, a mudança no regime de trabalho visa uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores, além de acompanhar também uma tendência que só cresce no exterior. 

“Os motivos para diminuir a carga de trabalho vão além da produtividade. Não basta apenas vender benefícios. Temos que fazer questão que nossos colaboradores sintam a experiência de liberdade e flexibilidade que tanto pregamos aos nossos clientes”, afirma. 

Os funcionários da Eva irão contar com a sexta-feira livre para aproveitarem tempo com amigos, familiares, além de terem um dia útil livre para resolver pendências pessoais. Como é o caso da Beatriz Ribeiro, Representante de Desenvolvimento de Vendas da Eva Benefícios, ela conta que é mãe solo e que a sexta-feira se tornou um dia de autocuidado e descanso, já que é um dia em que a filha está na escola. 

Marcelo explica que esse é um período de teste do sistema que vai até o início do ano que vem e, sendo um dos pontos cruciais para o sucesso do modelo é trabalhar apenas as 8h diárias, se os resultados forem satisfatórios, ele será mantido na Eva Benefícios. 

“A mudança não vem acompanhada de descontos nos salários e benefícios ou pressão por resultados. A intenção é aumentar a qualidade de vida de nossos colaboradores, já que isso por si só causa impactos positivos no desempenho deles”, garante. 

A semana de trabalho de 4 dias, apesar de se tornar cada vez mais popular, também vem acompanhada de várias polêmicas. Para muitos, não há como implementar esta redução na carga horária sem ter reflexos na produtividade. 

Entretanto, empresas que adotaram esse regime de trabalho estão mostrando que a produtividade se mantém — ou melhora — e que os colaboradores ficam mais satisfeitos.

Saúde

Vários países como Reino Unido e Nova Zelândia estão fazendo testes buscando institucionalizar a semana de trabalho de 4 dias. A Islândia testou o sistema entre 2015 e 2019 e, segundo os pesquisadores responsáveis, o sucesso foi estrondoso. 

O estudo foi realizado com cerca de 1% da população islandesa e os trabalhadores participantes afirmaram que se sentiam menos estressados e ansiosos, o que diminui as chances de desenvolver a síndrome do esgotamento — ou burnout. Vale ressaltar que a produtividade se manteve a mesma, além dos casos em que ela aumentou. 

Geralmente a rotina corporativa é exigente ao extremo, sendo assim, a pressão por performance e comportamento pode levar a essa degradação emocional. A psicóloga da Iron Saúde Digital, Bettina Correa, assegura que diminuir a carga horária de trabalho semanal são medidas que proporcionam melhores condições para os colaboradores e minimizam o desgaste decorrente do ofício. 

“Esse transtorno psíquico - Burnout - é comum de ocorrer com quem passa por muitos momentos de tensão, pressão extrema e os quais exigem um grande envolvimento do indivíduo para realizar, seja de forma física, emocional ou psicológica e a jornada de 4 dias de trabalho pode minimizar esse quadro”, explica a psicóloga. 

O ideal, segundo ela, é já buscar amparo especializado antes mesmo do quadro se agravar, caso se identifique qualquer sinal desses. “Além de tratar, é possível evitar, procurando formas de alívio da tensão, praticando atividade física, tendo momentos de lazer e socialização e buscando uma boa qualidade de sono”, finaliza Bettina.

Legislação 

No Brasil, como as empresas geralmente prevêem a carga horária de 40h semanais no contrato, é necessário fazer um acordo entre empregador e empregado — acordo este que pode ser ou não mediado pelo sindicato da categoria — para formalizar a transição. 

Carla Dolezel, reitora da Faculdade Instituto Rio de Janeiro explica que se a empresa quiser diminuir a jornada de trabalho sem reduzir a remuneração não é necessário realizar um acordo com o sindicato, no entanto, caso decidam fazer cortes no salário se faz necessário um acordo coletivo entre empresa, funcionários e o sindicato. 

A advogada ainda ressalta que se houver a contratação de novos funcionários, o empregador pode oferecer um salário menor, devido a jornada reduzida. Mas ela alerta que futuramente isso pode vir a ser um problema, já que esse novo trabalhador pode pedir uma equiparação salarial com os trabalhadores que já tinham contrato e uma remuneração maior, exercem o mesmo tipo de função. 

“É importante ressaltar que o espírito da redução da jornada é trazer uma maior qualidade vida para o trabalhador e a redução de remuneração não traz essa qualidade e prejudica o trabalhador”. 

A jornada de quatro dias pode trazer muitos benefícios para a empresa e para o empregado é uma questão que ainda precisa ser muito bem discutida e muito bem tratada e desenvolvida dentro do Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE