Edital para iluminação das praças de pedágio é lançado
São três lotes que abrangem 26 praças de pedágio em todo o Paraná
Publicado: 29/07/2022, 17:52
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou um edital para contratar empresas para fazer a manutenção de 26 praças de pedágio desativadas no Paraná.
Desde o fim do contrato das concessionárias do Anel de Integração, são comuns os furtos de cabos de iluminação neste locais, além de depredações. Nesta quinta-feira (28), por exemplo, a praça de Arapongas, no norte, estava completamente no escuro - já foram realizados consertos no local por pelo menos cinco vezes.
A abertura do envelopes com as propostas das empresas que tem interesse em prestar o serviço para o DNIT está prevista para 4 de agosto. O edital prevê a instalação de transformadores, colocação de lâmpadas, refletores, cabos, reatores e mais equipamentos necessários para recompor a iluminação das praças.
Novo pacote de concessão
O novo pacote de concessão é formado por rodovias estaduais e federais. São 2,3 mil quilômetros das concessões que estão terminando e outros 1 mil quilômetros de novos trechos.
Os contratos de pedágio vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente. A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores. Vence a empresa que conceder o maior desconto na tarifa base.
O Governo do Paraná estima que as novas tarifas sejam de 40% a 50% mais baratas que se pagava nas concessões que estavam em vigor.
Serão criadas 15 novas praças de pedágio no estado. Entre as obras previstas no pacote, estão a duplicação de quase 1,8 mil quilômetros e a instalação de rede de internet wi-fi em todos os trechos de concessão.