UFPR abre hoje as inscrições do vestibular | aRede
PUBLICIDADE

UFPR abre hoje as inscrições do vestibular

Depois de dois anos, o vestibular volta a ser realizado em duas fases

Serão ofertadas 5.361 vagas
Serão ofertadas 5.361 vagas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Depois de dois anos, o vestibular volta a ser realizado em duas fases

As inscrições para o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná) 2023 começam nesta segunda-feira (18) e vão até o dia 31 de agosto. De acordo com a instituição, serão ofertadas 5.361 vagas, em 126 cursos.

A inscrição custa R$ 195 e pode ser feita pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR. Pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou qualquer estudante de escola pública que comprove renda insuficiente (até 1,5 salário mínimo) podem pedir isenção de taxa.

Este ano, o prazo para pedir isenção de taxa foi ampliado: será de 18 a 27 de julho para os inscritos no CadÚnico e de 18 de julho a 5 de agosto para os candidatos não inscritos no CadÚnico, mas que possuem renda de até 1,5 salário mínimo. Para facilitar o processo, os documentos para pedido de isenção não precisam mais ser entregues pessoalmente: podem ser protocolados pela internet, de qualquer lugar onde o candidato esteja, e também não precisam ser autenticados.

Vagas

Metade das 5.361 vagas é destinada para a concorrência geral e a outra metade para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesse segundo grupo, existem cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Candidatos inscritos pelo sistema de cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência deverão passar, antes do vestibular, pelas bancas de validação. A convocação para as bancas ocorrerá em setembro. Caso a autodeclaração não seja validada, esses candidatos serão migrados automaticamente para a categoria de concorrência ampla.

Provas do Vestibular da UFPR

Depois de dois anos em fase única, por causa da pandemia de Covid-19, este ano o vestibular da UFPR volta a ser realizado em duas fases, como forma de valorizar as habilidades de leitura e escrita.

As provas da primeira fase estão previstas para 23 de outubro em 11 cidades, seis a mais do que o último vestibular da UFPR. Os exames serão aplicado em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Toledo, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá, no Paraná, e em Joinville, no estado de Santa Catarina.

Ao fazer a inscrição o candidato deverá escolher a cidade em que deseja realizar a prova da primeira fase.

Na primeira etapa, os candidatos farão uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões objetivas. O resultado será divulgado no dia 14 de novembro.

A segunda fase acontece em dois dias: 4 de dezembro (prova de produção e compreensão de texto); e 5 de dezembro (provas específicas por curso). Candidatos ao curso de Música farão também provas de habilidades específicas (teórica e prática).

Com informações do portal Banda B

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE