Senador Oriovisto defende aprendizagem profissional
Segundo ele, é uma forma de promover o primeiro emprego e o desenvolvimento dos jovens.
Publicado: 08/02/2022, 10:52
Segundo ele, é uma forma de promover o primeiro emprego e o desenvolvimento dos jovens
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) concedeu entrevista exclusiva à 'GERAR', na qual defendeu a aprendizagem profissional como uma forma de promover o primeiro emprego e o desenvolvimento dos jovens e o do país. Oriovisto ainda diz ser contrário a mudanças na essência da legislação.
Para que a Lei da Aprendizagem seja efetivamente cumprida e mais jovens possam ter oportunidades profissionais por meio do cumprimento das cotas, Oriovisto afirma que é preciso conscientizar os empresários de que eles próprios se beneficiam do programa. “A aprendizagem é um ato de amor, de patriotismo e é uma maneira de se ter um Brasil melhor, além de ser uma incrível fonte de talentos para as empresas. O empresário só tem a ganhar cumprindo o que é lei. Não é necessário fazer outra legislação. O que precisa é conscientizar sobre a importância da aprendizagem para o Brasil, para o jovem e para as empresas”, comenta.
Por isso, o senador se diz contrário a alterações na essência da Lei da Aprendizagem. “Se depender de minha vontade vamos preservar e farei quantos discursos forem necessários. A lei sempre pode ser aperfeiçoada, mas tem que ser aperfeiçoada sempre em benefício do jovem e do futuro”, relata. Ainda de acordo com ele, o trabalho de instituições sem fins lucrativos como a 'GERAR' é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem no país. “É isso vai que vai salvar o nosso país. Quem tem uma causa como a 'GERAR' recebe pagamento em moeda divina e em felicidade por ajudar alguém. A causa que a 'GERAR' trabalha é muito nobre e merece meu apoio”, ressalta.
Primeiro trabalho
O senador relembrou o primeiro trabalho dele, com 15 anos em um armazém atacadista em Apucarana (PR), calculando peso e o preço de cargas e estabelecendo o cálculo de impostos. Oriovisto disse que a experiência foi fundamental para o seu desenvolvimento. “O salário era simbólico, uma coisa inicial, mas foi uma experiência muito boa. Aprendi a ter responsabilidade para fazer os cálculos corretamente, pois tudo tinha consequência concreta. Eram impostos e dinheiro envolvidos. E fiz também relacionamento com outras pessoas que trabalhavam lá. Aprendi a ter horário, a levantar cedo e a chegar na hora”, explica.
Importância do trabalho
O senador salienta que o trabalho é essencial para a realização pessoal. “Um grande filósofo disse assim: amor, trabalho e saber. Sempre serão os três pilares que sustentam a felicidade de um homem. Através do trabalho, a gente se sente útil, inserido numa sociedade e fazendo parte de uma equipe. Isso tem um valor para a felicidade do ser humano incrível. Muita gente acha que trabalha só por causa do salário e não é verdade”, questiona.
De acordo com ele, só o trabalho transforma. Em tom descontraído, ele sustenta que ninguém consegue ficar a vida toda sem trabalhar. “Experimente ficar viajando a vida toda. Você morre de tédio. Pegue um cruzeiro e fique passeando para lá e pra cá. Dali um mês você quer pular na água. O trabalho você vai fazer a vida inteira e vai ter sempre novidade, fazer novos amigos e realizar coisas novas", diz.
Importância Social
Além da satisfação pessoal, o trabalho contribui para o desenvolvimento da sociedade, conforme Oriovisto. “É a base da sociedade. A pessoa estando trabalhando ela tem como viver bem. O jovem não tem tempo para pensar em bobagem e ir por descaminhos. Adquire responsabilidade”, propõe.
Com informações: Assessoria de Imprensa.