PR tem o 2º maior saldo em empregos na indústria | aRede
PUBLICIDADE

PR tem o 2º maior saldo em empregos na indústria

A indústria alimentícia foi a que mais gerou oportunidades no Paraná em outubro de 2021
A indústria alimentícia foi a que mais gerou oportunidades no Paraná em outubro de 2021 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa contribuiu com o resultado e saldo estadual chegou a 3,7 mil novas vagas em outubro

Os empregos formais – com carteira assinada – na indústria do Paraná estão em alta em 2021. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, referentes a outubro, o estado registrou o segundo maior saldo do país, com 3.723 novas oportunidades criadas, atrás apenas do Rio Grande do Sul (4.811). Ponta Grossa ajudou com esse saldo, com a criação de 126 novas vagas no decorrer de outubro. Das 24 atividades avaliadas pelo Caged no mês, apenas quatro ficaram abaixo do esperado no Paraná. No ano, essa comparação é ainda melhor: 23 setores tiveram performance positiva.

Tanto na avaliação mensal quanto na acumulada de janeiro a outubro, a fabricação de alimentos, confecções e artigos do vestuário, madeira e máquinas e equipamentos foram os segmentos que mais abriram oportunidades na indústria paranaense. A alta nos empregos em relação a setembro foi de 18,9%. No mês anterior o setor havia aberto 3.132 vagas. O segmento alimentício liderou o ranking mensal com 995 novos postos de trabalho, seguido por confecções (664), madeira (396) e máquinas e equipamentos (312). O automotivo foi o que mais demitiu, fechou 283 vagas. Na sequência vem a fabricação de artigos de couro (-135), petróleo (-46) e fumo (-17).

Em Ponta Grossa, os melhores saldos da indústria no mês de outubro foram de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com 38 novos postos criados; fabricação de produtos químicos, com 29 vagas criadas; fabricação de máquinas e equipamentos, com 27; fabricação de bebidas com 13; e móveis, com 12. Por outro lado, quatro áreas industriais fecharam postos, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios, onde a baixa foi de 18 postos de trabalho. 

O retrato do ano é bem parecido com o desempenho no mês. Dos 48.220 postos abertos entre janeiro e outubro, alimentos tem saldo de 7.357 vagas. Confecções e artigos do vestuário acompanham de perto, com 7.113, seguida por madeira (4.735), máquinas e equipamentos (3.606) e fabricação de produtos de metal (3.524). A alta no resultado acumulado deste ano em relação ao mesmo intervalo do ano passado é de 177%.

Baixa é de 53% sobre 2020

Na comparação de outubro deste ano contra outubro de 2020, o resultado é outro no Paraná: queda de 53% nos empregos da indústria do Paraná. “Os dados apontam para uma acomodação maior este ano, já que no ano passado o mercado ainda estava repondo as perdas do período de demissões no início da crise sanitária. Mas também sugere que o menor ritmo no crescimento da produção industrial do estado está refletindo nas vagas formais de trabalho”, diz o economista da Federação das Indústrias do Paraná, Thiago Quadros.

Para Evânio Felippe, também economista da Fiep, o estudo revela que uma das explicações para este comportamento pode estar atrelada ao mercado informal. “Os números mostram que a redução no desemprego, mostrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está mais atrelada à retomada do trabalho informal do que às vagas com carteira assinada”, argumenta.

Outro fator que impede a recuperação mais rápida do emprego no país é escassez de mão de obra qualificada. “Alguns setores sofrem ou demandam mais do que outros, mas em geral o mercado vem exigindo mais qualificação do trabalhador. Se não tem capacitação à altura das vagas, a taxa de desemprego no mercado formal cresce, limita a capacidade de produção nas indústrias e o crescimento da atividade econômica em geral”, complementa Felippe. “A burocracia para contratação no setor formal e as facilidades da informalidade contribuem para esta disparidade na oferta de empregos entre as duas modalidades”, comenta.

Com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE