Entidades de Direitos Humanos vão à ONU contra Bolsonaro
Denunciantes alegam haver violação dos direitos humanos quando Bolsonaro "se utiliza de crianças para estimular a política de armamento brasileiro".
Publicado: 04/10/2021, 08:35
Denunciantes alegam haver violação dos direitos humanos quando Bolsonaro "se utiliza de crianças para estimular a política de armamento brasileiro"
Cerca de 80 entidades ativistas pelos Direitos Humanos denunciaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Comitê dos Direitos das Crianças da ONU (OHCHR), sediado em Genebra, na Suíça. O motivo das denúncias foi uma foto tirada na última quinta-feira (30) onde o presidente aparece em um evento na cidade de Venda Nova, em Belo Horizonte, com um menino nos ombros usando uma farda e portando uma arma de brinquedo. Também foi enviada uma carta ao Conselho Tutelar da cidade.
Na petição que os denunciantes enviaram à presidente do comitê, Mikiko Otani, eles alegam haver violação dos direitos humanos quando Bolsonaro "se utiliza de crianças para estimular a política de armamento brasileiro", como é o caso mostrado na foto. Também apontam haver violação do artigo 227 da Constituição Federal, o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os artigos 3º e 16º da Convenção sobre Direitos das Crianças.
Leia a matéria completa no site do G1.