PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Turismo UEPG oferece oportunidades nacionais

Cotidiano

21 de julho de 2021 20:00

Da Redação


Relacionadas

Primavera é marcada pela manifestação de alergias

Venda de imóvel de programa habitacional é proibida

Confiança do industrial no Paraná cai em setembro

Tiroteio em Curitiba resulta em suspeito morto e dois presos
Profissionais de saúde vão receber dose de reforço
Alexandre Garcia é demitido ao defender tratamento precoce
Ratinho Jr. sanciona lei que destina R$ 480 mi à Educação
PUBLICIDADE

O curso de Turismo está com inscrições abertas até 29 de julho, por meio do site da CPS. Os alunos provados no Vestibular ingressarão no ano letivo de 2021.

O sonho de ganhar o mundo sempre tomou conta de Cinthia Marques. Turismóloga formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2006, ela coleciona objetivos alcançados depois de mais de 15 anos do término da graduação. O início de tudo? Para Cinthia não dá dúvidas, foi o curso de Turismo que oportunizou que ela chegasse ao sucesso profissional. O Bacharelado em Turismo da UEPG é uma das opções de curso oferecidos no Vestibular de Primavera que, neste ano, acontece dia 26 de setembro.

O currículo de Cinthia é vasto. Depois de fazer intercâmbios internacionais e trabalhar na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), ela atualmente é servidora do Ministério do Turismo, atuando como coordenadora de mapeamento de investimentos em turismo. “A paixão de cada professor pelo turismo me fez querer trabalhar pelo nosso país”, conta.

A trajetória da turismóloga vai ao encontro do que a graduação busca passar aos seus alunos. De acordo com a Rubia Gisele Mascarenhas, chefe do Departamento de Turismo, os acadêmicos são estimulados a realizar projetos de pesquisa, ações voltadas à comunidade, viagens técnicas e disciplinas com temas aplicados às diferentes áreas do turismo. “Há uma previsão muito otimista de retorno do turismo no pós pandemia, com expectativas de fortalecimento do turismo regional, então realizar o curso é uma boa escolha para este novo momento”, explica.

Rubia destaca que as oportunidades de um profissional formado em Turismo são voltadas a área de distribuição, que abrange as agências e operadoras de viagem; setor de hospitalidade, como hotéis, resorts, pousadas, navios de cruzeiros, restaurantes e bares; e setor de entretenimento e atrações, o que possibilita atuar nos locais que recebem turistas, como parques e outras áreas protegidas, museus, cassinos, shoppings, teatros, dentre outros. A professora ainda vai mais longe. “É importante ressaltar que o profissional pode atuar no setor de transporte, em empresas transportadoras de passageiros e até em aeroportos”.

A área de ensino e pesquisa também é uma das opções de atuação do profissional de turismo, além da consultoria em planejamento e marketing nos setores públicos e privados. O Departamento de Turismo possui três projetos de extensão, além de quatro grupos de pesquisas, com parcerias nacionais e internacionais. O aprendizado em sala de aula foi essencial para sua formação, segundo Cinthia. “Cresci tanto academicamente quanto pessoalmente. A UEPG foi e sempre será minha base profissional. O corpo docente ultrapassou as barreiras das salas de aula, sendo verdadeiros mentores da minha vida profissional”, finaliza.

PUBLICIDADE

Recomendados