Portos adotam medidas contra o Coronavírus no PR | aRede
PUBLICIDADE

Portos adotam medidas contra o Coronavírus no PR

Sem a atuação dos portos faltariam remédios, alimentos, materiais hospitalares e produtos de limpeza em todo o estado

Marcus Freitas é diretor jurídico da Portos do Paraná e membro do Comitê das Ações de Contingencia
Marcus Freitas é diretor jurídico da Portos do Paraná e membro do Comitê das Ações de Contingencia -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sem a atuação dos portos faltariam remédios, alimentos, materiais hospitalares e produtos de limpeza em todo o estado

O Porto de Paranaguá (PR), segundo maior do país, está adotando medidas de prevenção e combate a disseminação do Coronavírus no Paraná. Uma das medidas é a orientação aos caminhoneiros e trabalhadores que atuam no Porto de Paranaguá, além de estruturas de atendimento foram montadas no Pátio de Triagem de Caminhões e no acesso ao cais Dom Pedro II.

Para que as ações estejam em sintonia, a Portos do Paraná criou o Comitê das Ações de Contingencia do Porto. As equipes, contratadas atenderão 24 horas, em turnos, e incluem 14 de técnicos de enfermagem, três de auxiliares administrativos e dois de limpeza hospitalar. A estrutura conta ainda com dois postos médicos e dois postos de enfermagem.

"Nossa função é manter a operação portuária, responsável por escoar todo alimento que o país produz e toda a matéria prima que precisa. 35% do PIB do Estado do Paraná é resultado da operacionalidade da Portos do Paraná, tanto que a atividade portuária foi decretada como serviço essencial pelo Governo Federal e Estadual. Os Portos não podem parar, pois todos os serviços decretados essenciais dependem da carga movimentada pelo Porto, mercados, farmácias e casas, sem o trabalho dos Portos faltarão remédios, alimentos, material hospitalares, produtos de limpeza e outras coisas que garantes a saúde e a qualidade de vida da população. Para isso, são necessárias medidas emergenciais", afirma o diretor jurídico, Marcus Freitas.

"Por determinação do Governador Carlos Massa Ratinho JR e do Secretário Sandro Alex, desde janeiro, a empresa pública vem adotando ações de prevenção. Agora, com a situação de pandemia, o enfrentamento foi reforçado e estabelecido o Comitê de Contingências Covid-19. Desde a retirada da obrigatoriedade da biometria, que era uma das principais reivindicações dos TPAs e OGMO, até a instalação de espaços de higienização, instalação de atendimento médico e desinfecção, estamos trabalhando 24 horas por dia para proteger todos os trabalhadores portuários, caminhoneiros e nossos colaboradores interno”, diz Freitas.

Todas ações que estão sendo desempenhadas pelo Comitê das Ações de Contingencia são com recursos da Portos do Paraná. A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), através do Secretário Beto Preto, está auxiliando tecnicamente na contratação de todos os serviços.

ESTRADAS

O Governo do Paraná decretou que lanchonetes, restaurantes, oficinas mecânicas e borracharias que funcionam nas rodovias devem ficar abertas para atender os motoristas. “Criamos um ambiente favorável para atender esses profissionais neste momento difícil, mostrando que o Paraná se preocupa com essa atividade tão importante para a população”, afirmou o governador Carlos Massa ratinho Júnior.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o Estado está ao lado dos caminhoneiros desde o início da crise do coronavírus no País. Ele entrou em contato com o Ministério da Agricultura para pedir que os pátios de carregamento colaborassem com a distribuição de insumos e alimentação, além de permitir a higienização dos profissionais.

CAMINHONEIROS

Ao chegar no Pátio de Triagem os motoristas terão a temperatura corporal verificada. Os casos superiores a 37,8º serão encaminhados para tendas de atendimento, onde responderão a um questionário sobre sintomas e condições de saúde.

Aqueles considerados assintomáticos, ou com sintomas leves, terão prioridade na descarga e receberão as orientações para retornar aos seus lares. Os que precisarem de atendimento hospitalar serão encaminhados ao Hospital Regional do Litoral. Uma área de isolamento foi preparada para higienização dos caminhões, para estas situações.

Além disso, o Pátio recebeu novos chuveiros e uma estação de higienização de mãos. As áreas de convivência, como mesas e bancos, foram retiradas e as cantinas passam a vender produtos somente pelas janelas. Avisos sonoros e materiais de comunicação foram disponibilizados e conteúdos sobre formas de prevenção são enviados pelo sistema Carga Online, via SMS.

“Desenvolvemos uma grande operação de combate à disseminação do vírus. O objetivo é garantir que quem está entrando no pátio receba o atendimento primário à saúde, sem sobrecarregar o sistema de saúde do Litoral”, explica o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

PREVENÇÃO

Boas práticas em higienização das mãos, uso de equipamento individual de proteção, desinfecção e gestão de resíduos foram os temas abordados por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde em uma atividade realiza neste mês no Porto de Paranaguá. O evento teve a participação de 100 trabalhadores que atuam na área portuária e aconteceu em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CASOS SUSPEITOS

Em caso de suspeitos de coronavírus na embarcação a principal orientação é para que a pessoa seja mantida em local privativo, preferencialmente na cabine, com disponibilizado máscara cirúrgica, até que seja realizada avaliação da autoridade sanitária junto à vigilância epidemiológica para encaminhamento do caso.

Saiba mais sobre as medidas adotadas:

Na administração:

1 – Criação do Comitê de Contingências para acompanhamento da doença e assessoria na tomada de decisões.

2 – Suspensão de viagens nacionais e internacionais.

3 – Suspensão de eventos, treinamentos, reuniões presenciais com mais de 10 pessoas, auditorias e visitas técnicas.

4 – Os protocolos serão feitos, prioritariamente, via email.

5 – O atendimento presencial está suspenso – nos casos possíveis e após análise administrativa.

6 – O trabalho remoto dos servidores será instituído a critério de cada chefia, mantendo os serviços essências, em regime de escala ou rodizio. 

7 – As metas de cada setor serão mantidas e as atividades serão acordadas por cada diretoria. 

8 – Servidores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, imunossuprimidos, portadores de doença crônicas, problemas respiratórios ou doenças que aumentem o risco, devem trabalhar remotamente – de acordo com a orientação da chefia imediata.

9 – Colaboradores que voltarem de viagem ao exterior devem atuar remotamente por, no mínimo, 14 dias.

10 – Os controles de acesso biométrico estão dispensados, temporariamente. Mantendo a obrigação de uso do crachá.

11 – Pode haver flexibilização do horário de entrada e saída, para funcionários da Portos do Paraná e também empresas que atuam no porto. 

12 – Empresas terceirizadas e prestadores de serviço também devem seguir a OS 64/2020. 

No cais:

1 - Contratação de equipes médicas para triagem inicial dos trabalhadores portuários com sintomas compatíveis;

2 - Instalação de estações de higienização dentro e fora da faixa portuária;

3 - Organizadores de fila para distância nas áreas de acesso;

4 - Liberado acesso biométrico, mantido apenas a apresentação do crachá e identidade;

5 - Limpeza de desinfecção constante dos acessos de pessoas, nos torniquetes;

6 - Instalação de lava-pés com hipoclorito, para a desinfecção dos calçados na saída dos trabalhadores.

No pátio:

1 - Medidas restritivas nas cantinas (só pela janela)

2 - Retirada de equipamentos de convivência (bancos e mesas)

Em operação: 

1 - Estrutura de atendimento para caminhoneiros que informem os sintomas + medição de temperatura

2 - Estrutura de equipe médica e enfermagem;

3 - Parceria com armazéns para prioridade na descarga

4 - Área de isolamento para caminhões e higienização de veículos

Nos Silos Públicos/ Moegas

- Contato com AOCEP + OGMo para higienização nas moegas

No Píer  público de Inflamáveis:

- Contato com operadores do píer público para adoção e implantação de medidas.

Em Antonina:

Tenda para  pré-atendimento a caminhões .

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE